Escolas contempladas com Selo Escola Sustentável recebem premiação nesta quinta

10 de dezembro de 2019 - 16:31

O Selo Escola Sustentável, iniciativa conjunta das secretarias estaduais de Educação (SEDUC) e Meio Ambiente (SEMA) será entregue às primeiras escolas contempladas nesta quinta-feira (12/12), às 17h30, no Centro de Eventos (Pavilhão Oeste, sala Almofala, térreo), durante o Seminário DoCEntes 2019. “O objetivo é fomentar a consciência e o engajamento da comunidade escolar em relação ao uso racional dos recursos públicos e naturais”, explica o titular da SEMA, Artur Bruno. De forma a reduzir os impactos ambientais nas escolas, promovendo a melhoria da qualidade de vida e de trabalho nestes espaços”, completa.

Das escolas avaliadas, sete obtiveram a certificação e três serão premiadas por terem sido as vencedoras no processo de avaliação. A proposta do Selo é afirmar a Educação Ambiental como ferramenta de planejamento e gestão escolar, incentivando o uso de metodologias de ensino interdisciplinares baseadas no contato com a natureza. “É mais uma iniciativa para consolidar uma mentalidade sustentável desde cedo, começando com as crianças e jovens, influenciando toda a comunidade escolar”, complementou a secretária de Educação, Eliana Estrela.

A validade do Selo Escola Sustentável é de dois anos. A atribuição do mesmo acontece a partir do julgamento do Comitê Gestor composto por servidores da SEMA, SEDUC, e representantes das Comissões de Educação e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, do Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA), e do Conselho Estadual de Educação. O Comitê pauta a decisão a partir de critérios, como uso de materiais sustentáveis, gestão eficiente da água, uso de energias limpas, práticas de respeito ao patrimônio cultural e ecossistemas locais, práticas de promoção dos direitos humanos e promoção do conhecimento das condições do bioma e clima locais.