Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco destina recicláveis para catadores

5 de dezembro de 2019 - 09:20

Dessa vez quem assinou Termo de Compromisso para a Coleta e Destinação de Resíduos Recicláveis, no âmbito do programa Coleta Seletiva Solidária, foi a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB). A solenidade de assinatura ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 4 de dezembro, no Auditório da Cozinha-Show da EGSIDB e contou com a participação do titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, do presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares e, a superintendente da EGSIDB e a presidente da Rede Estadual de Catadores, Lilian Teixeira.

“Não existe lixo”, afirmou Artur Bruno. “O que chamamos de lixo é resíduo sólido reciclável que vai virar emprego e renda, ou seja, vai voltar para a cadeia produtiva da reciclagem”, explicou. Segundo Bruno, de acordo com as estatísticas, cerca de 40% de todo o lixo produzido no Brasil vai para os aterros. O ideal é que esta proporção diminua e cheque o mínimo possível de rejeitos aos aterros, como propõe a Política Estadual de Resíduos Sólidos.

Na EGSIDB, a situação é bem mais confortável. Após a segregação dos resíduos sólidos na fonte e a destinação para a Associação dos Catadores do Serviluz (Brisamar), a Escola realiza o processo de compostagem só restando 10% de rejeito. Somada aos demais órgãos já compromissados com a Coleta Seletiva Solidária, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco é a nona instituição pública estadual a aderir ao programa.

Decreto

A Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, assinado pelo Governador Camilo Santana. Determina que todos os órgãos públicos estaduais façam a segregação e destinação correta dos resíduos gerados, de forma a promover inclusão social e renda para os catadores de materiais recicláveis, associados e ou cooperados.