SEMA certifica vencedores do Concurso de Redação “Meu Dia no Parque Botânico”

2 de dezembro de 2019 - 09:26

Parque Estadual Botânico do Ceará realizou a entrega de certificados e prêmios aos estudantes e professores das escolas que se destacaram no Concurso de Redação – “Meu Dia no Parque Botânico”. Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da gestão da unidade de conservação (UC), a solenidade de premiação ocorreu no último dia 29 de novembro, no auditório da UC. Na ocasião, foram entregues diplomas de honra ao mérito e medalhas de ouro, prata e bronze, aos alunos e professores das escolas homenageadas.

De acordo com o gestor do Parque, George Feijão, “o objetivo do certame é incentivar reflexões e práticas acerca da educação ambiental, baseadas na vivência com a natureza, além de incentivar alunos a redigir uma redação relatando a experiência”. A Escola Luís Paz de Caucaia, o Colégio Ícone e a Escola Profissionalizante Joaquim Antônio Albano de Fortaleza, foram homenageadas e certificadas. “Por meio do programa de educação ambiental e visitação escolar, o Botânico recebe mais de 400 escolas por ano.

Participaram da cerimônia a subsecretária de Educação do Município de Caucaia, Regiane Oliveira; Pedro Sampaio, da Academia de Letras e Arte de Caucaia; e Augustinho Ferreira, Subsecretário de Agricultura, da Pecuária e Pesca de Caucaia. Também dirigentes das Escolas premiadas no Concurso, os técnicos da SME de Caucaia, Clayton Amaral e professora Camila Cavalcante.

Confira a redação medalha de ouro, redigida pelo estudante, Jean Lucas Ibiapina de Sousa, do ensino médio, da Escola Joaquim Antônio Albano, de Fortaleza.

“Meu dia no Parque Botânico

Renato Aragão, ao fundar o Parque Botânico, talvez não tenha imaginado o bem que traria a natureza e o respeito que conquistaria ao fundar esse admirável monumento.

Meu dia no Parque foi inesquecível. Senti a profundidade do vento ao bater nos superficiais tecidos da pele, o alívio de respirar o mais puro ar, a alegria de ver a união e a responsabilidade demonstrada pelas abelhas e, além disso, de perceber o quão dependem umas das outras as pedras das trilhas.

Os profissionais que ali trabalham, dedicam-se bravamente para manter o bem estar das árvores, para lutar pela sustentabilidade e receber os convidados como a natureza os receberia.

Observar, ao final, a rica fauna e flora foi uma honra. A oportunidade de ver o bater das asas coloridas das borboletas foi realmente um privilégio. Ao andar pelas trilhas, foi impossível não sentir a paz que foi transmitida pelo dançar das folhas, pelos raios doados pelo sol e pela imensa beleza do espelho d’ água. Tudo isso sentido não somente pelo Parque, mas sim, por um berço que jorra vida, preciosa vida.”