Oito órgãos da administração estadual já destinam recicláveis para catadores

2 de dezembro de 2019 - 20:18

Mais dois órgãos da administração estadual assinaram na tarde desta terça-feira (2/12), Termo de Compromisso para a Coleta e Destinação de Resíduos Recicláveis, no âmbito do programa Coleta Seletiva Solidária. Hoje, foi a vez da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). Ambas firmaram a parceria com a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelp).

A solenidade foi no auditório da Secitece e contou com as presenças dos titulares da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno; da Secitece, Inácio Arruda; da presidente da Adagri, Vilma Freire e da representante da Socrelp, Janete Cabral. “É sempre um desafio a questão dos resíduos”, disse Bruno referindo-se aos lixões que deveriam ter sido eliminados desde o ano de 2014 e sobre o fato de ainda existir no Ceará, cerca de 300 lixões. “Estamos trabalhando para destinar somente os rejeitos para os aterros”, encerrou.

Além da Secitece e a Adagri, já aderiram ao programa, a SEMA, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv) e a Superintendência do Estadual do Meio Ambiente (Semace). Cabe à SEMA coordenar a Coleta Seletiva Solidária junto aos órgãos da administração pública estadual e associações de catadores.

A presidente da Adagri, Vilma Freire, pediu a colaboração de todos os servidores. “Que nós possamos ser exemplo e levar essa consciência ambiental às nossas casas, também”, declarou. Fazendo uma referência ao lixo eletrônico, Inácio Arruda da Secitece lembrou que “a produção científica e tecnológica têm ligação intrínseca com o meio ambiente”. Para ele, “a reciclagem é parte de um arranjo produtivo econômico” que gera renda para muitas famílias. “Os catadores são os verdadeiros agentes ambientais das cidades”, lembrou.

No âmbito do programa Coleta Seletiva Solidária, um dos principais atores, senão os principais, são as associações de catadores. Para Janete Cabral, da Socrelp, o “benefício maior” é para a sociedade como um todo. “Porém, muitos ainda não perceberam e não entendem o nosso trabalho”, disse. “Quantos mais material recebermos, menos resíduos irão para os aterros”, declarou e em seguida agradeceu a parceria com o Governo do Ceará. A Socrelp é licenciada para manipular resíduos eletrônicos.

Decreto

A Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, assinado pelo Governador Camilo Santana. Determina que todos os órgãos públicos estaduais façam a segregação e destinação correta dos resíduos gerados, de forma a promover inclusão social e renda para os catadores de materiais recicláveis, associados e ou cooperados.