SEMA conclui etapa inicial de capacitação no município de São Gonçalo do Amarante

28 de novembro de 2019 - 16:05

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), concluiu no último dia 21 de novembro, a I etapa do Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental, no município de São Gonçalo do Amarante. Participaram da capacitação 45 cursistas de diversas áreas. O curso atendeu solicitação da gestora, Aline Parente, da unidade de conservação (UC) estadual, Estação Ecológica do Pecém (ESEC) e contou com o apoio da Secretaria de Educação de São Gonçalo.

A formação foi realizada, em grande parte, na sede da UC, com exceção de uma aula de campo. “Esta foi ministrada durante uma visita ao Jardim Botânico Municipal”, disse a técnica da Coeas/SEMA, Luzilene Saboia. “Na ocasião, um ipê-amarelo foi plantado em alusão ao curso e recebeu o nome de Multiplicador Ambiental”, completou.

Para Hugo Marques, também técnico da Coeas/SEMA, a atividade foi bastante produtiva, por proporcionar a integração entre teoria e prática e fortalecer os laços entre os moradores e o meio ambiente local. “Um estímulo e subsídio para a elaboração dos planos de ação, parte integrante da programação da capacitação”, explica Marques. A certificação dos participantes, pela Coeas/SEMA, está prevista para acontecer no mês de fevereiro de 2020, mediante apresentações dos planos de ação executados.