Inaugurada sede da APA da Lagoa da Jijoca

26 de novembro de 2019 - 16:26

A sede administrativa da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa da Jijoca foi inaugurada nesta terça (26/11), à tarde, no Centro de Jijoca de Jericoacoara. O evento teve presença do titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, autoridades locais, convidados e a comunidade envolvida. Na ocasião, houve o lançamento do Plano de Manejo daquela Unidade de Conservação (UC).

“O espaço é mais uma mostra do comprometimento do Governo do Estado com a melhoria da infraestrutura das UCs estaduais”, disse Artur Bruno. “O local permite a contemplação da natureza, fazer educação ambiental, informar sobre sustentabilidade, realizar capacitações, reuniões dos conselheiros e potencializar o monitoramento ambiental”, informa o Secretário. “A sede possui espaço para educação ambiental, uma biblioteca e receberá a visitação de escolas por meio de agendamento”.

Segundo Dóris Santos, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da SEMA, uma peculiaridade da APA é sua intrínseca relação com o município de Jijoca de Jericoacoara, o que faz da mesma, um ponto de referência da presença institucional do Estado naquela área protegida, principalmente a Lagoa do Paraíso. “Um belo ambiente lacustre com águas doces, mornas e cristalinas rodeadas por areias brancas, um ponto muito procurado por turistas”, explica Dóris. “A UC está envolvida diretamente com a comunidade, seja para turismo, ponto de informações, fiscalização e acolhimento às escolas”, completa.

No mesmo dia, pela manhã, na Câmara Municipal do Município de Cruz, aconteceu o lançamento do Plano de Manejo da APA da Lagoa da Jijoca. “A unidade de conservação está inserida na área do município de Jijoca de Jericoacoara, assim como na de Cruz”, explica a coordenadora da Cobio.