Estão sendo viabilizados recursos para monitorar pescados no Ceará

26 de novembro de 2019 - 19:11

O Grupo de Trabalho (GT) de combate às manchas de óleo no litoral do Ceará reuniu-se na tarde de hoje (26/11), no auditório da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). Sob a coordenação da Secretária de Planejamento e Gestão da SEMA, Maria Dias, que abriu o encontro, o GT conheceu detalhes do Plano de Monitoramento do Pescado Capturado no Litoral Cearense (PMP-CE). “Vamos monitorar espécies de recursos pesqueiros, durante seis meses, em nove localidades impactadas por contaminantes do petróleo”, disse a pesquisadora Caroline Feitosa, do Labomar/UFC.

Os pescados Serra, Ariacó, Sardinha, Camarão e Sururu serão monitorados nas seguintes praias: Icapuí, Aracati, Fortim, Cascavel, Fortaleza, Caucaia, Paracuru, Acaraú e Barroquinha. A pesquisadora fez questão de salientar que esses recursos pesqueiros são capturados pela pesca artesanal local e são os mais consumidos pelos turistas que consomem pescados nas praias.

Segundo ela, a insegurança em relação ao consumo desses peixes, “gera problemas sociais, econômicos e de saúde”, portanto, exige a necessidade de uma resposta rápida. Para ser colocado em prática, o PMP-CE depende de recursos financeiros. “Na próxima quinta-feira ((28/11|), vamos nos reunir com a Casa Civil sobre a viabilização do recurso para monitoramento”, informou o Secretário-Executivo de Pesca do Desenvolvimento Agrário, Antônio Nei.