Domingo tem Viva o Parque e inauguração do viveiro de mudas do Cocó

21 de novembro de 2019 - 15:58

Na manhã deste domingo (24/11), acontece mais uma edição do projeto Viva o Parque, em quatro unidades de conservação (UCs) estaduais: na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Sítio Curió, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho, no Parque Estadual Botânico, em Caucaia, e no Parque Estadual do Cocó. Os visitantes poderão conferir uma boa e divertida programação. Tem massoterapia, tai chi chuan, yoga, biodança, zumba, aeróbica, dança de salão, slackline, trilha interpretativa e oficinas de plantio de árvores.

O projeto coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), é uma boa e saudável alternativa, desenvolvida pelo Governo do Estado para oferecer à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de práticas esportivas, lazer, recreação e educação ambiental, em áreas verdes públicas. No Cocó, onde o projeto começou em 2017, tem o arvorismo para quem curte práticas esportivas mais radicais. São dez estações de eco aventura que também funcionam aos sábados (de 8h às 17h). O visitante ainda pode desfrutar de um agradável passeio de barco pelo rio que corta o parque.

Viveiro

Mas não termina aí. Às 6h30 da manhã, em frente ao anfiteatro do Parque Estadual do Cocó, tem a largada do Circuito SESC de Corridas. São duas opções de percurso: 5km e 10km. A prova prevê troféus para os cinco primeiros colocados de cada categoria. Encerrada a competição, às 10h, acontece inauguração do Viveiro Sesc de Mudas Florestais Nativas do Parque do Cocó. “Mais um atrativo do Parque do Cocó”, observa o secretário Artur Bruno. “O viveiro terá capacidade para produzir 1.500 mudas”, explica. A iniciativa é uma parceria da SEMA com o Serviço Social do Comércio (SESC). Na ocasião os parceiros assinam Termo de Compromisso.

Caucaia, Curió e Maranguapinho

No Botânico, em Caucaia, além da programação do projeto – a escalada fixa, o pula-pula, as atividades de pinturas de rostos e muitas brincadeiras – a criançada pode curtir o tradicional pedalinho no lago e o parquinho infantil. Na unidade de conservação tem também as trilhas guiadas, o orquidário, o meliponário e o Museu do Meio Ambiente.

No Sítio Curió, na Lagoa Redonda, e na APA do Estuário Rio Ceará – Rio Maranguapinho, em Fortaleza, o Viva o Parque manterá a programação normal, sem alterações: dança de salão, pintura facial, contação de histórias, slackline, cama elástica, zumba e muito mais brincadeiras.

SERVIÇO:

Projeto Viva o Parque – no Parque Estadual do Cocó

Data: Todos os domingos

Horário: de 7h às 12h

Projeto Viva o Parque – no Parque Estadual Botânico (Endereço: Estr. José Aragão e Albuquerque, S/n – Itambé, Caucaia)

Data: Todos os domingos

Horário: de 9h às 12h

Projeto Viva o Parque na ARIE do Sítio Curió (Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza-CE)

Data: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h

Projeto Viva o Parque na APA do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho (Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, próximo EEEP Darcy Ribeiro, Fortaleza-CE)
Data: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h