Cocó está em festa com o 1º Orquídeas no Parque

8 de novembro de 2019 - 16:38

Serão três dias de muita cor e natureza. Os visitantes terão acesso gratuito à palestras e oficinas de cultivo envolvendo as orquídeas e outros temas do interesse dos amantes da natureza

O Parque Estadual do Cocó está mais florido e colorido do que nunca. Na tarde de hoje (8/11) teve início o 1º Orquídeas no Parque. A exposição, promovida pela Associação Cearense de Orquidófilos (Aceo), promete propiciar aos vistantes da unidade de conservação um espetáculo de cores e natureza. “Nossa expectativa é de um bom público e que todos possam entender o nosso trabalho”, disse a presidente da Aceo, Michelle Canário. “Trabalhamos pela preservação da natureza e não compactuamos com a retirada de qualquer tipo de espécie de orquídea da floresta”, completa.

A ação é gratuita, para todas as idades, voltada para a difusão e valorização das orquídeas e demais especiais da flora. A exposição conta com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e acontece ao lado da sede administrativa do Parque, na Av. Padre Antônio Tomás, s/n. Além da exposição de orquídeas, o evento trará uma extensa programação gratuita.

Segundo a dirigente “sempre foi vontade” da Aceo fazer o evento no Cocó. “É o local certo para trazermos a Labiata, conhecida no meio orquidófilo como a flor símbolo do Nordeste e do Ceará”, explicou. Chamada “Rainha do Nordeste”, a orquídea Cattleya labiata é uma espécie típica do Ceará e de outros estados nordestinos, como Paraíba, Pernambuco e Alagoas. O desmatamento nas regiões de serra sobretudo para a agricultura e a coleta criminosa, colocou a espécie em risco de extinção.

Os visitantes também terão acesso gratuito à palestras e oficinas de cultivo envolvendo as orquídeas e outros temas do interesse dos amantes da natureza. Por exemplo, a oficina “Como replantar a rosa do deserto”, ministrada pelo médico Fernando Antônio Vieira Coelho, especialista neste tipo de orquídea originária da Península Arábica. De acordo com o cultivador, a planta dura mais de 50 anos.

Vieira está com um estande na feirinha que acontece no entorno da exposição. O espaço oferecerá material de apoio ao cultivo de orquídeas (adubos, defensivos, vasos, suportes, substratos, etc.), além de comercialização de artesanato e de plantas ornamentais, como cactos, suculentas e bromélias. Um bom exemplo são as koquedamas, uma arte japonesa de “recriar” a beleza das plantas. “Consiste em envolver a planta dentro de uma esfera de musgo, substrato e argila, sendo desnecessário o plantio em vaso”, explicou o expositor, Erlon Marques Nojosa.

Na manhã de domingo, o zootécnico e apicultor, Joaquim Saldanha, do Projeto Meliponário Parque Escola, participa do evento. O projeto, desenvolvido em parceria com o Parque Estadual Botânico, unidade de conservação sob a gestão do Governo do Ceará, tem como objetivo preservar a vegetação nativa, por meio do manejo e conservação de abelhas nativas.

Confira a programação!

Sexta-feira (8/11)

• 8h às 12h – recebimento de plantas

• 13h às 14h – Julgamento

• 14h às 17h – Abertura da exposição

• 15h – Oficina de cultivo de orquídeas

Área de vendas aberta das 8:00 às 17:00

Sábado (9/11)

• 8h ás 17h – Visitação

• 10h – Oficina de cultivo de orquídeas

• 14h – Oficina de cultivo de orquídeas

• 15h – Palestra “Orquídeas do Ceará: ontem, hoje e amanhã”. Roberto Otoch (Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Social do Ceará INDASCE) e Marcelo Carvalho (Diretor técnico e científico da ACEO)

Domingo (10/11)

• 8h às 16h – Visitação

• 9h – Oficina “Como fotografar orquídeas”, com Lucas Dib.

• 11h – Oficina de cultivo de orquídeas

• 14h – Oficina de cultivo de orquídeas

• 15h – Entrega da premiação.

• 16h – Encerramento da exposição e devolução de plantas

 

Serviço:

1º Orquídeas no Parque

Data: 8 a 10 de novembro

Local: Parque Estadual do Cocó