Empresas doam alimentos, materiais e equipamentos para combater as manchas de óleo

7 de novembro de 2019 - 15:55

Desde que começaram a aparecer as manchas de óleo no litoral cearense, em setembro último, pessoas de diversas localidades e de Fortaleza, mobilizam-se, de forma voluntária, para retirar os poluentes das praias. Da mesma forma, empresas também estão se mobilizando para participar desse processo de demonstração de solidariedade, por meio de doação de materiais e alimentos.

Ontem (6/11), a Norsa Refrigerantes S/A doou mil e duzentos litros de Suco Del Valle Frut. Os produtos foram recebidos pela gestora Aline Parente, da APA do Lagamar do Cauípe, em Caucaia. “Parte das bebidas foi distribuída na ação que ocorre durante todo o dia de hoje (7/1) na Praia do Cauípe”, disse Aline. “Somando os homens da Marinha, os voluntários e equipes da prefeitura local, cerca de 100 pessoas estão trabalhando voluntariamente nesta região”, completou.

A M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos também enviou donativos para os lanches dos voluntários. No entanto, além de água, sucos e outros alimentos, também estão sendo doados equipamentos de proteção individual (EPIs). “A Semace, doou 300 luvas, 15 macacões, 150 pares de botas e 50 kits de EPIs com máscaras, luvas e bonés árabe”, informou o representante do órgão. A empresa Expedia também disponibilizou 500 kits de EPIs.

Após a limpeza das áreas afetadas pelos voluntários e marinheiros, o óleo recolhido é destinado para a fábrica de cimentos Apodi, em Quixeré, onde é reutilizado por meio da técnica de técnica coprocessamento. Porém, para acondicionar o lixo tóxico é necessário a utilização de bolsas bigbags e tambores metálicos. Esse tipo de material também está sendo doado ao Grupo de Trabalho (GT) de combate às manchas de óleo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

Quarenta tambores foram doados pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e 500, pela empresa Transnordestina. Quanto as bigbags, a SEMA recebeu a doação de 105 da parte dodo Sindicato dos Recicladores (Sindverde), 100 do empresário Beto Studart, 50 da Semace e cinco do Grupo C. Rolim. A Defesa Civil é incumbida de orientar os grupos de voluntariados, sobre como utilizar corretamente os EPIs.

O Governo do Ceará, por meio da SEMA, agradece o empenho e a solidariedade de todos os cearenses, nos trabalhos de mitigação dos impactos das manchas de óleo. Empresas interessadas em fazer doações ao GT de combate às manchas de óleo podem entrar em contato com a SEMA, por meio do telefone 85 3108 2760 ou pelo e-mail: sexec@sema.ve.gov.br. Água e alimentos não perecíveis podem ser doados.