Reunião discute nova fase da operação de combate à poluição no Ceará

5 de novembro de 2019 - 20:23

Na tarde de hoje (5/11), às 14h, no auditório da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), representantes do Grupo de Trabalho (GT) de Combate às Manchas de Óleo no Ceará realizaram mais uma reunião de alinhamento de informações sobre o assunto. Participaram do encontro coordenado pelo secretário Artur Bruno, representantes do Ibama, Marinha, Ministério Público/CE, Funasa, Semace, SEMA, BPMA, ICMBio, Defesa Civil, Detran, Cedec/CE, Funceme, Labomar, Nutec, OAB/CE e das ONGs, Instituto Terramar, Todavida e Aquasis. O deputado estadual Acrísio Sena, da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, também compareceu.

A Marinha informou que na manhã de hoje foi confirmada presença de óleo na Praia do Cumbuco. Trinta homens fizeram a limpeza dos resíduos que se estendiam em uma área de 5km. O monitoramento aéreo foi realizado pela Ciopaer que identificou as manchas após informação de moradores da região. “Dificilmente ocorrerá uma mancha que não seja observada”, disse Artur Bruno. “Diariamente o litoral está sendo monitorado via área, por mar e por terra”, completa.

“Seis equipes da Marinha percorrem os 573 km, do litoral, diariamente, três vezes ao dia”, informou o Comandante Madson, da Capitania dos Portos. Ele também informou que estudos da Marinha apontam que ventos e correntes marítimas podem tornar a região da Foz do Jaguaribe vulnerável. O titular da SEMA destacou que o Governo do Estado, preocupado com a questão, contratou uma empresa para realizar uma ação preventiva de contenção dos poluentes na foz do recurso hídrico.

“O Governador Camilo não poupa esforços e recursos para traçar estratégias e ações preventivas diante da situação”, declarou Bruno. “No local serão colocadas três barreiras com o objetivo de excluir qualquer possibilidade de a mancha atingir aquela área”, explicou. Uma barreira já foi colocada, e amanhã (6/11), o secretário acompanhará pessoalmente, em Fortim, a colocação de duas outras contenções pela empresa contratada. “Lá tem mangue, criação de camarão, pesca artesanal e abastecimento de água, por isso o cuidado deve ser redobrado”, ressaltou.

Na reunião de hoje já foram iniciadas as tratativas para a necessidade da definição de análise da água, quanto à toxicidade. “Não temos um instrumento legal para nortear os parâmetros”, informou Maria Dias, Executiva da SEMA. “Uma equipe de especialistas já está trabalhando a questão”, completou. A Semace realizou 17 coletas de água e ainda nesta semana apresentará o resultado da análise toxicológica. O representante do Nutec informou que a Adagri está analisando o nível de comprometimento dos pescados.

O superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes Júnior, relatou que o órgão fez as seguintes doações: 300 luvas, 120 botas, 200 máscaras e macacões para a Marinha; 50 kits para os municípios de Acaraú, Fortim, Jijoca, Amontada, Cascavel, Icapuí, Caucaia, Aquiraz, Beberibe, Aracati, além de tambores para os 20 municípios do litoral. Disse ainda que os resíduos coletados pela Marinha continuam sendo destinados para a fábrica de cimentos Apodi, em Quixeré, para reutilização.

Durante a reunião foi discutido o fato de algumas prefeituras do Litoral Oeste não aceitarem ou enfrentarem o problema, com medo que afete o turismo local ou a pesca, ou outras razões. Também foi colocado pela representante do Ibama, Melissa Machado, a preocupação em relação a forma como o óleo recolhido nas praias está sendo armazenado temporariamente pelos municípios, até o momento de ser encaminhado para a fábrica em Quixeré.

Posta a questão, ficou definido como encaminhamento, o agendamento de uma reunião com todos os secretários de Meio Ambiente dos municípios do litoral. Será um encontro de alinhamento da situação e das ações preventivas e de mitigação dos impactos locais. “É preciso alinhar com os municípios para evitar erros”, disse a representante do MP/CE, Jacqueline Faustino. “É importante canalizar as informações de modo que participem de forma mais efetiva”, completou o superintendente do Ibama/CE, Júlio Aquino.

Pensando em agilizar cada vez mais os trabalhos de combate às manchas, está sendo elaborado um material informativo de comunicação para educação ambiental e alerta para as questões de cuidados com os poluentes. “O material ficará pronto em até três dias”, informou o assessor de comunicação da SEMA. Será publicizado via redes sociais e em forma de panfletos que serãodistribuídos nas comunidades do litoral cearense. Também está sendo solicitado um material de apoio ao Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA) da Marinha.

A representante da ONG Toda Vida, Maria Caravaglia, participou da reunião de hoje para informar que por meio da sua instituição serão doados ao Ceará, kits de EPIs. “Fica aí a nossa solidariedade”, disse a representante da organização não governamental do Rio Grande do Sul. “Estamos recolhendo os materiais para enviar ao Ceará”, relatou.

Saiba mais

-Hoje foram registrados pequenos fragmentos (cerca 2cm cada) dos poluentes, na faixa de areai da Praia do Futuro, no Vicente Pinzon, mas o pessoal do Corpo de Bombeiros limpou o local. Ten. Cel. Ricardo, do BPMA, informou que 150 voluntários estão de prontidão para atuar na Praia do Futuro.

-Todo cidadão pode entrar em contato com a Semace para informar qualquer anormalidade observada em nossas praias: 0800 272233

– No portal da SEMA (www.sema.ce.gov.br) estão sendo disponibilizado, diariamente, informativos sobre a ocorrência de manchas e outras informações sobre o assunto.

-Dia 7 de novembro o secretário Artur Bruno participa de reunião em Recife (PE) que contará com a presença da Coordenadora Geral de Emergências Ambientais do Ibama, Fernanda Cunha.