Secretaria de Esporte e Juventude assina compromisso com catadores

9 de outubro de 2019 - 15:35

A Secretaria de Esportes e Juventude (Sejuv) firmou Termo de Compromisso com a Associação dos Catadores do Jangurussu (Ascajan) para a Coleta e Destinação de Resíduos Recicláveis, no âmbito do programa Coleta Seletiva Solidária. A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (9/10), no auditório da Secretaria de Obras (SOP), no Castelão. Contou com a participação de Rogério Pinheiro, titular da Sejuv; Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), órgão que coordena o Programa; Lilian Teixeira, presidente da Rede Estadual de Catadores; Sebastiana do Carmo Alves, a coordenadora da Ascajan e Cláudia Helena, membro da Comissão Setorial da Coleta Seletiva, na Sejuv.

Para Cláudia Helena, os catadores, aos olhos da sociedade, não são reconhecidos e nem vistos “como agentes que ajudam a melhorar o meio ambiente” e a qualidade de vida de todos. “Hoje estou feliz por poder contribuir, junto com os meus colegas, para a melhoria ambiental e inclusão social da categoria”, disse a servidora. A Sejus é a quarta secretária a selar compromisso com a Coleta Seletiva Solidária. Antes, aderiram ao programa, a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídrico (Cogerh).

O secretário Artur Bruno afirmou que os catadores merecem o “nosso reconhecimento” e que a SEMA trabalha em parceria com eles, em projetos de geração de emprego e renda. “Eles são ambientalistas e ao mesmo tempo limpam as nossas cidades”, disse. Bruno também falou sobre educação e consciência ambiental. Lembrou que muitas vezes discutimos grandes problemas como as queimadas na Amazônia e “esquecemos” das questões locais. “Mas o que é que nós estamos fazendo pela qualidade do nosso meio ambiente?,”perguntou. Ele destacou ainda os grandes eventos como os jogos no Castelão, que também vão direcionar os resíduos para os catadores. “Daqui pra frente, vamos ter muito trabalho”, encerra.

Para Lilian Teixeira, presidente da Rede Estadual de Catadores, o resíduo é um bem econômico da categoria e toda a renda dos catadores, separador de sucata ou triador de sucata, dentre outras denominações, é gerada a partir da produção de resíduos. “No entanto, nós também estamos muito preocupados com a condição do meio ambiente”, declarou. Segundo a dirigente, “o catador é um profissional reconhecido pelo código de ocupação”, com a denominação “Catador de material reciclável” – Código 5192 – 05.

De acordo com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) “o catador é o sujeito mais importante no ciclo da cadeia produtiva de reciclagem, é o sujeito que está na ponta do processo produtivo, fazendo cerca de 89% de todo o trabalho”. Contudo, o catador é quem menos ganha, mesmo sendo responsável por cerca de 60% de todo os resíduos que atualmente são reciclados no Brasil.

Decreto

A Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual no 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, diante da importância do exemplo que deve ser transmitido à sociedade por parte de todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta na correta destinação dos resíduos recicláveis com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores, buscando à inclusão social e emancipação econômica de catadores de materiais reciclados.