ARIE do Cambeba passará por revitalização

27 de setembro de 2019 - 16:32

A mais nova Unidade de Conservação do Estado, a Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) do Cambeba, foi apresentada nesta segunda-feira, às 14h30, no auditório da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), pela técnica Mara Bezerra, gestora da UC, que foi instituída pelo Decreto Estadual no 32.843, de 30/10/2018. A ARIE do Cambeba compreende parte do território do Centro Administrativo do Cambeba, com uma área total de 11,01 hectares e perímetro de 2.184,87 metros. Artur Bruno, titular da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), esteve presente e lembrou que existe um Grupo de Trabalho que engloba várias secretarias. O Comitê Gestor envolve representantes da SEMA, Seduc e Seplag. “Vamos fazer o Termo de Referência para incluir o investimento necessário para a revitalização da ARIE no MAPP governamental”, anunciou.

O objetivo da ARIE é garantir a proteção de habitat da flora e fauna nativa, assegurando as condições para sua reprodução; proteger os remanescentes e fragmentos de vegetação natural diversificada, bem como o curso hídrico do Riacho da Levada; além de promover à população um espaço natural, voltado a contemplação da natureza, lazer e estímulo à pesquisa científica.

A vegetação da ARIE do Cambeba é de porte florestal com a presença de espécies exóticas e áreas abertas pelo corte da vegetação que, em sua maioria, constitui a mata ciliar do riacho da Levada, que deságua no rio Cocó, integrante da Bacia Hidrográfica Metropolitana, cujo nascedouro é o sangradouro da lagoa de Messejana.

Segundo Mara Bezerra, no Cambeba existe também vegetação de cerrado e tabuleiro (remanescente de mata atlântica), com espécies como timbaúba, torém, macaúba, angelim, gonçalo-alves (livro vermelho), chichá, jenipapo e jatobá, dentre outras. Na fauna, destacam-se o camaleão, cobra-cipó, jiboia e pica-pau branco.

Entre as benfeitorias a serem realizadas, está previsto o trabalho de reabertura e limpeza das trilhas, bem como instalação de placas/painéis de sinalização, além de bancos de madeira, ponte sobre o riacho da Levada e mapa de localização. Haverá cerca de proteção em toda a área circundante à ARIE. “Vamos recuperar e restaurar a vegetação cortada; desassorear o riacho da Levada; limpar pontos de descartes clandestinos de resíduos e capacitar o pessoal envolvido nas atividades da Unidade”, explicou Artur Bruno.