Neste domingo (22), projeto Viva o Parque traz programação diferenciada

20 de setembro de 2019 - 14:28

No Cocó vai ter mais uma edição do #VemPassarinhar e na APA do Ceará-Maranguapinho a parceria com o SESC trará serviços de atendimento à saúde da população

O projeto Viva o Parque continua a todo o vapor. Com muita diversão e bem pertinho da natureza, na manhã de domingo, dia 22 de setembro, acontece mais uma edição do projeto em quatro unidades de conservação (UCs) estaduais: na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho, no Parque Estadual Botânico – em Caucaia – e no Parque Estadual do Cocó.

Os visitantes poderão conferir uma boa e divertida programação. Tem massoterapia, tai chi chuã, yôga, biodança, zumba, aeróbica, dança de salão, slackline, trilha interpretativa e oficinas de plantio de árvores. O projeto Viva o Parque, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), é uma boa e saudável alternativa, desenvolvida pelo Governo do Estado, para oferecer à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, em áreas verdes públicas.

No Parque do Cocó, onde o projeto funciona há dois anos e meio, tem o arvorismo para quem curte práticas esportivas mais radicais. São dez estações de eco aventura que também funcionam aos sábados (de 8h às 17h). No Cocó, o visitante pode ainda desfrutar um belo e agradável passeio de barco pelo rio. Funciona normalmente de terça a domingo (às quartas os passeios são destinados às escolas públicas gratuitamente) e os horários variam de acordo com a tábua de marés. O agendamento deve ser feito por meio do telefone: (85)3234-3574.

#VemPassarinhar

De acordo com o gestor Paulo Lira, neste domingo vai ter mais uma edição do #VemPassarinhar. “A atividade de observação de aves, costumeiramente, leva um bom público ao Parque Estadual do Cocó”, disse o gestor da UC, Paulo Lira. A atividade começa às 7 da manhã e conta com uma palestra (Papo de passarinho) e um café da manhã. Só no primeiro semestre de 2019, as duas sedes do Cocó – na avenida Padre Antônio Tomás (98.818) e Área Adahil Barreto (7.505) – receberam 106.323 pessoas, em números estimados.

No Botânico, em Caucaia, além da programação do projeto – a escalada fixa, o pula-pula, as atividades de pinturas de rostos e muitas brincadeiras – a criançada pode curtir o tradicional pedalinho no lago e o parquinho infantil. Na unidade de conservação tem também as trilhas guiadas, o orquidário, o meliponário e o Museu do Meio Ambiente. No Sítio Curió, na Lagoa Redonda, em Fortaleza, o Viva o Parque manterá a programação normal, sem alterações.

Na APA do Estuário Rio Ceará – Rio Maranguapinho, junto às atividades que acontecem todos os domingos, a população vai poder contar com uma programação pra lá de especial, elaborada pelo SESC. “Teremos um dia diferente no Canindezinho, com serviços nas áreas de assistência, saúde e lazer”, disse Sérgio Mota, da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas), da SEMA. “O SESC vai levar oficinas e palestras, serviço de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e saúde bucal e muito mais”, afirma Mota.