SEMA discute plano de resíduos sólidos com Subseção da OAB Crateús.

6 de setembro de 2019 - 15:08

Em reunião realizada na última quinta-feira (05/09), o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, recebeu na sede da SEMA, o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Alexandre Maia e o presidente da comissão de direito ambiental da referida subseção, Davi Taumaturgo, em reunião que tratou sobre pautas de resíduos sólidos e ações de implementação de Unidade de Conservação (UC) no Monumento Natural (MONA) Cavaleiros da Esperança.

Na ocasião, o coordenador da CODES, André Pereira, ressaltou que já foram elaborados 11 Planos Regionais de Resíduos Sólidos, após publicação da Lei nº 16.032/2016, que instituiu a Política Estadual de Resíduos Sólidos. Além disso, o coordenador destacou que “para o início da efetivação da gestão integrada de resíduos sólidos, o estado já financiou para 81 municípios os planos de coletas seletivas múltiplas, e este ano, serão entregues os planos para os outros 103 municípios cearenses”. Entre os 18 consórcios de gestão integrada de resíduos nas regiões do estado, estão os Consórcios Sertão de Crateús – 2018 que compreende 8 municípios (Ipueiras; Catunda; Hidrolândia; Ipu; Monsenhor Tabosa; Nova Russas; Tamboril; Poranga); e Sertão de Crateús 2 – 2019 com 3 municípios (Ararendá; Crateús; e Ipaporanga).

Outra pauta discutida foi em relação às ações realizadas no Monumento Natural Cavaleiros da Esperança, onde o técnico Henrique Nascimento, da CEDIB/COBIO, enfatizou a importância do Programa de Incentivo às Unidades de Conservação Municipais (ProUCm) para o fortalecimento da gestão ambiental municipal e implementação do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC). Já o técnico Renan Guerra destacou que “a unidade de conservação é uma das selecionadas no Programa que já teve o início das atividades com capacitação da Formação do Conselho Gestor da UC”, realizada no mês de maio deste ano. Nesse sentido, Bruno reforçou a importância da criação do conselho gestor da UC Municipal para que possam ser discutidas as ações a serem desenvolvidas e o manejo dos recursos naturais.