Secretário Bruno conversa com representantes dos consórcios de resíduos sólidos

28 de agosto de 2019 - 16:25

Artur Bruno, titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), participou na tarde de hoje do III Seminário de Capacitação dos Consórcios Públicos de Gestão Integrada de Resíduos, que acontece hoje (28/8) e amanhã, no Centro de Referência do Parque Estadual do Cocó. Mais de 80 representantes de consórcios estão reunidos com técnicos da SEMA para uma capacitação que tem como objetivo avançar nas ações previstas no projeto Coletas Seletivas Múltiplas, no âmbito da Política Estadual de Resíduos Sólidos.

O secretário apresentou uma linha do tempo das ações da SEMA voltadas à gestão dos resíduos sólidos. “Em 2016 aprovamos a Lei Estadual, a Política Estadual de Resíduos Sólidos, o governador apresentou na assembleia o Plano Estadual de Resíduos Sólidos e entre 2016 a 2017 trabalhamos os planos regionais de resíduos sólidos e de 2017 a 2018 o Plano de Coleta Seletiva Múltiplas, com 81 municípios”, relembrou. “Este ano os 103 municípios restantes receberão os seus planos de coleta seletiva”, completou.

Para o titular da SEMA o mais importante é a participação e o compromisso de todas as partes envolvidas. Segundo ele, pouco adiantam as leis, pouco adiantam os planos. “É preciso que as pessoas que estão dirigindo o processo tenham comprometimento e vontade de mudar as coisas”, afirmou. “Esse é o papel de vocês”, encerra Bruno, deixando com os participantes do seminário o desafio de tornar o Ceará uma grande referência em política de resíduos sólidos.

Saiba mais

Não há como implantar os aterros sanitários necessários ao Estado do Ceará no curto prazo e, portanto, não há como encerrar os lixões, já. Portanto, o Coletas Seletivas Múltiplas é uma solução que passa pela constituição de consórcios, adota o “Princípio da Proximidade” e implantação de uma central de manejo de resíduos na sede de cada município. A construção da central será feita com recurso do ICMS (2%) que será repassado ao consórcio.