Presidente da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica visita a APA da Serra de Baturité
16 de agosto de 2019 - 15:34

O presidente da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), Clayton Lino, visita a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité. Ele foi recebido pelo secretário-executivo da SEMA – Secretaria do Meio Ambiente, arquiteto Fernando Bezerra, e pela gestora da APA, Patrícia Jacaúna. O casal Bosco e Leinart Karbodian, destacados e atuantes ambientalistas no estado do Ceará, também integrou o grupo. Eles são proprietários da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Pacavira.
Na manhã desta sexta-feira (16/8), ele conheceu a nova sede da APA, no Sítio Cocão e também o Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Periquito cara-suja, ambos em Guaramiranga. “Fomos também ao Pico Alto”, informa Fernando Bezerra. “Ele está impressionado com o que encontrou aqui em Guaramiranga, mão esperava que estivéssemos tão bem estruturados quanto à conservação da Mata Atlântica”, disse. No período da tarde o grupo visita a RPPN da Pacavira, no município de Baturité.
O presidente da RBMA encontra-se no Ceará para participar do Seminário sobre a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Estado, que acontece nesta segunda-feira (19), às 13h, no auditório do Parque Estadual do Cocó. A RBMA, cuja área foi reconhecida pela UNESCO, em seis fases sucessivas entre 1991 e 2008, foi a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada no Brasil. É a maior reserva da biosfera em área florestada do planeta, com cerca de 78.000.000 hectares.
Saiba mais
– A RBMA abrange uma área de cerca de 35 milhões de hectares em 15 estados brasileiros: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Contribuir de forma eficaz para o estabelecimento de uma relação harmônica entre as sociedades humanas e o ambiente na área da Mata Atlântica.
– A APA da Serra de Baturité é a primeira e mais extensa APA criada pelo Governo do Estado do Ceará, e foi instituída por decreto em 1990. Abrange uma área de 32.690 hectares e está localizada na porção Nordeste do Estado, na região serrana de Baturité. É é composta pelos municípios de Aratuba, Baturité, Capistrano,Palmácia, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Caridade e Redenção. Esta situada a 90 km de Fortaleza e tem como principais acessos a rodovia CE 060, sentido Fortaleza-Baturité e a rodovia CE 065, sentido Fortaleza.