Mata Atlântica será tema de seminário no Parque Estadual do Cocó

16 de agosto de 2019 - 16:41

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) promove nesta segunda-feira (19/8), o “Seminário sobre a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Estado do Ceará”. O evento tem como objetivo discutir com os representantes de municípios, membros do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e outras partes interessadas, a elaboração dos Planos Municipais da Mata Atlântica (PMMA). O evento é gratuito e aberto ao público.

Segundo a orientadora, Flávia Vasconcelos, da Célula de Flora (Ceflora), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da SEMA, é importante democratizar a questão. “Queremos envolver municípios, integrantes do Comitê e os proprietários de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)”, disse. “Uma das nossas metas é apoiar os municípios cearenses na elaboração dos citados planos e contribuir para a criação de Postos Avançados da Mata Atlântica, aqui no Ceará”, completa.

Além da presença do titular da SEMA, Artur Bruno, o evento contará com a participação do presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA), Clayton Lino. Ele vai falar sobre a importância do território cearense para a Reserva da Mata Atlântica. O Ceará tem fragmentos desta floresta e seus ecossistemas associados, como os manguezais e as matas de tabuleiro.

Mata Atlântica no Ceará

No Ceará, a Mata Atlântica ocupa uma área total de 1.873 km² e está localizada de maneira dispersa em dez regiões do território cearense: Chapada do Araripe, Litoral, Chapada do Ibiapaba, Serra da Aratanha, Serra de Baturité, Serra do Machado, Serra das Matas, Serra de Maranguape, Serra da Meruoca e Serra de Uruburetama, ocupando total ou parcialmente, 67 municípios.