Equipe da APA da Bica do Ipu participa da festa de 179 anos do município
14 de agosto de 2019 - 08:56

No aniversário de Ipu terá espaço também para a responsabilidade ambiental. A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Gestão da unidade de conservação (UC), Área de Proteção Ambienta (APA) da Bica do Ipu, participará dos festejos alusivos aos 179 anos do município. De 16 à 18 de agosto, a equipe da APA estará com um stand no 3º Feirão do Agronegócio e Agricultura Familiar de Ipu e Região, uma das atividades comemorativas. “Faremos doações de mudas de espécies nativas, material educativo, além de dispor coletores para resíduos”, disse a orientadora da APA Tatianna Angelo.
A equipe da APA elaborou uma programação de palestras e oficinas, voltadas à educação ambiental, com o objetivo de difundir e fortalecer a boa gestão de resíduos junto à população local. “Na Semana do Município de Ipu, queremos chamar a atenção para a responsabilidade socioambiental, além de reforçar o comprometimento dos ipuenses com a adoção de práticas sustentáveis no cotidiano de suas atividades”, encerra.
Dia 23, os educadores ambientais da APA participarão e apoiarão a realização da Blitz Verde, promovida pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano de Ipu (AMMA). Na ocasião acontecerá a distribuição de mudas e entrega de panfletos informativos e educativos. Dia 17, às 14h30, dentro da programação da feira de agricultura, a orientadora Tatianna vai proferir a palestra “Recicláveis, menos um lixo” para o 12o Grupo Escoteiros Águias do Ipuçaba.
Sobre a APA da Bica do Ipu
A APA da Bica do Ipu, unidade de conservação de uso sustentável, criada por meio de decreto estadual, no ano de 1999. Localiza-se no município de Ipu, a 391 Km de Fortaleza com acesso – partindo de Fortaleza – pela BR 222 e a seguir pela Rodovia CE 187. A área de 3.484,66 hectares e apresenta uma paisagem de rara beleza, sendo o relevo e a vegetação exuberante de Mata Atlântica, suas expressões mais notáveis, apresentando ainda, espécies faunísticas diversas.
Encravada na formação rochosa “despenhadeiro da morte”, verifica-se uma queda d’água de 120 metros de altura, formando um cenário conhecido como “véu de noiva” que integra a tão famosa Bica do Ipu, bastante visitada por turistas e moradores que a desfrutam como área de lazer e de contemplação da natureza.