Técnicos da SEMA trabalham para criação de mais unidades de conservação no Ceará
6 de agosto de 2019 - 16:30

Com o objetivo de iniciar as atividades relacionadas ao Programa de Incentivo às UC Municipais (ProUCM), a gestora e orientadora, Andréa Moreira e o técnico Renan Guerra, ambos da Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), realizaram visitas técnicas nos municípios de Crato, Araripe, Santana do Cariri e Barbalha. As atividades ocorreram no período de 19 a 22 de julho, último.
Em Araripe, no distrito de Brejinho, eles analisaram o “denominado” Parque Ecológico de Araripe com uma área de aproximadamente 486,23 hectares, onde se verificou grutas, nascentes, mas também processo de descaracterização das Áreas de Preservação Permanente (APP)”, disse Andréa Moreira. Em Barbalha, foram ao Parque Natural Municipal Luís Roberto Correia Sampaio, que conta com 15,81 hectares, onde observa-se uma vegetação densa e diversas nascentes que abastecem os moradores do entorno. “O Parque tem infraestrutura de auditório, placas de sinalização, trilhas, entrada do geossítio riacho do meio e estrutura de apoio a visitação”, explica.
Segundo a orientadora da Cedib/Cobio, as duas áreas estão em processo de regularização. “As propostas de Araripe e Barbalha foram selecionados no edital do ProUCM para apoiar a realização de estudos complementares relacionados ao processo de criação e a definição dos limites da unidade de conservação”, informa. As visitas foram acompanhadas por técnicos, servidores municipais e por um guia do Parque.
Em Santana do Cariri, na área de aproximadamente 3.786,40 hectares, verificaram diversas nascentes, contribuintes do rio Carius, que deságua no Jaguaribe. “Essenciais para o abastecimento das comunidades”, informa o técnico Renan Guerra. No Crato, a área proposta sedia o Parque de Exposições deste município. “Estas áreas não foram selecionadas no mencionado edital do ProUCm, mas os gestores locais solicitaram o apoio da SEMA”, completa. Guerra.
Em Santana do Cariri a visita foi acompanhada pelo secretário Vicente Paulo, do Meio Ambiente. No Crato, a gestora Dágila Ribeiro, apoiou o trabalho dos técnicos da Cedib/SEMA. Os próximos passos consistem na elaboração de um plano de ação com o cronograma das atividades junto às prefeituras, parceiros e comunidades envolvidas. “Vamos iniciar processo de sensibilização das propostas de criação e regularização dessas áreas de acordo com o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC)”, encerram.
Conforme o Cadastro de Unidades de Conservação (CEUC) da SEMA, atualmente, existem no Ceará 87 unidades de conservação (UCs), destas, 12 são federais, 27 estaduais, 11 municipais e 37 particulares. Esses números tendem a crescer, caso sejam criadas nas áreas visitadas pelos técnicos da SEMA, novas UCs municipais.
