Estado e Prefeitura anunciaram investimentos de mais R$ 37 milhões para obras em unidades de conservação

29 de julho de 2019 - 09:11

O Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza anunciaram obras para a melhoria da população que vive no entorno de unidades de conservação (UCs) da Capital. Na manhã deste sábado (27/7), foram assinadas ordens de serviço para a construção de 17 areninhas, seis brinquedopraças e três praças mais infância no Parque Estadual do Cocó, na Área de Relevante Interesse (ARIE) Sitio Curió e Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Ceará-Maranguapinho. As obras fazem parte de um pacote de investimentos de mais R$ 37 milhões e estão inseridas no projeto Juntos Por Fortaleza.

O ato contou com a presença do Prefeito Roberto Cláudio, da Primeira Dama, Onélia Santana, representando o governador Camilo, e o titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno. Ele destacou que além de favorecer a conservação ambiental, as obras vão proporcionar uma boa estrutura para práticas esportivas.  “Serão criados equipamentos de esporte, lazer e de entretenimento e as famílias poderão utilizar as áreas verdes para piqueniques e celebrações com a família”, disse.

Convidado por um amigo para participar do evento, o jovem Marcelo Maciel, morador do Bonsucesso, concordou com o secretário Bruno e afirmou que “esses espaços” aproximam as pessoas. “Eu costumo praticar esporte em uma Areninha perto da minha casa”, contou. “Acho muito importante criar infraestrutura para a população mais carente, principalmente para àquelas que vivem em áreas onde tem mais natureza”, disse referindo-se ao Cocó. A UC é o maior parque natural urbano do Norte e Nordeste, após 40 anos de luta foi oficialmente criado por meio de decreto assinado pelo governador Camilo Santana, em 2017.

Pertencimento e sustentabilidade

O Prefeito Roberto Cláudio pontuou a questão do pertencimento. Segundo ele, “tão importante quanto o ato de preservar” é o fato de as pessoas se apropriarem do “gigantesco” recurso natural. “Quando a coletividade não tem a consciência de que o patrimônio lhe pertence, de alguma maneira esse mesmo patrimônio será prejudicado”, ressaltou. Para o Prefeito, é fundamental “que as comunidades usem o parque e sejam os melhores fiscais do Cocó”.

Ele também informou que o governo estadual está licitando e “ainda no segundo semestre deste ano” começa a dragagem de todo o Rio Cocó, uma demanda antiga dos moradores da Aerolândia e entorno. Roberto Cláudio adiantou  em breve serão iniciadas as pavimentações na “área da ecologia” e dentro da Aerolândia e Lagamar.

A primeira dama, Onélia Santana, destacou a sustentabilidade dos recursos naturais. Para ela é preciso garantir um mundo melhor no presente e no futuro.  “Neste momento estamos pensando em todos vocês, mas também estamos pensando nas próximas gerações”, declarou. Ela destacou a parceria do Estado com a Prefeitura para o desenvolvimento de projetos de conservação de áreas verdes. “Existe planejamento, equipes integradas trabalhando, mas o que move tudo isso é o amor por esse local, pela Capital e pelo o nosso Ceará”, encerrou.

Saiba mais

Participaram do ato de assinatura das ordens de serviços, além dos moradores das comunidades do entorno e representantes de lideranças locais, os deputados estaduais, Fernando Hugo, Acrisio Sena; o secretário executivo da SEMA, Fernando Bezerra e o Superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes; os vereadores Gardel Rolim, Larissa Gaspar, Paulo Martins, Zier Férrer, Renan Colares e Raimundo Filho.

O programa Juntos por Fortaleza, envolve cerca de 40 ações integradas entre Estado e Município. É uma iniciativa voltada para atender diversas áreas e terá uma atenção especial às obras de infraestrutura. Os bairros Aerolândia, Palmeiras, Cajazeiras, Tancredo Neves, São João do Tauape, Canindezinho, Dendê, Sabiaguaba, Curió, Acaracuzinho, Bonsucesso, Maraponga e Cocó, serão beneficiados com as obras. As obras devem ser concluídas em meados de 2020.