Parques estaduais são uma boa opção nas férias

4 de julho de 2019 - 08:51

Domingo tem projeto Viva o Parque na Capital e região metropolitana. Com programação diversificade gratuita, agora também no Sítio Curió e no Canindezinho

Estamos em julho e as férias do meio do ano chegaram! Pelo menos, seis unidades de conservação (UCs) gerenciadas pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), possuem estruturas voltadas para o atendimento ao público e deverão ser bastante utilizadas pelas famílias nestas férias. Na Região Metropolitana de Fortaleza, os parques do Cocó – que agora conta com a área Adahil Barreto totalmente requalificada –, Estadual Botânico, em Caucaia, a ARIE do Sítio Curió e APA do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho. No litoral, tem ainda a Estação Ecológica do Pecém, e, no Crato, o Parque Estadual Sítio Fundão.

VIVA O PARQUE

O projeto Viva o Parque, desde 2016, vem reunindo centenas de famílias no Cocó. Sucesso na Capital e região metropolitana, traz programação diversificada e gratuita. A iniciativa é uma realização do Governo do Estado desenvolvida pela SEMA. O objetivo é oferecer aos cearenses a oportunidade de reaproximação com a natureza realizando atividades de educação ambiental, lazer, recreação e práticas esportivas, em áreas de unidades de conservação (UCs) estaduais.

PARQUE COCÓ

Em média, o parque recebe diariamente 600 pessoas. Aos domingos o número dobra com o Viva o Parque. No horário de 7h às 12h, o projeto oferece atividades de aeróbica, yoga, biodança, tai chi chuan, dança de salão, capoeira, slackline, apresentações culturais, jogos coletivos (corrida de saco, carimba e bandeirinhas), aulas de circo, pintura facial, contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de rua, malabares, brincadeiras tradicionais de pipa, bola de gude, elástico e ciranda e passeios nas trilhas. Tem também o arvorismo, acontecendo, inclusive, aos sábados e feriados. São dez estações de eco aventura para um público mais radical. Aos sábados e feriados o funcionamento é de 8h às 12h e de 14h às 17h.

Outra atração do Cocó é o passeio de barco pelo rio. Acontece de terça a domingo (às quartas os passeios são destinados às escolas públicas gratuitamente), com horários que variam de acordo com a tábua de marés, com agendamento realizado através do telefone: (85)3234-3574Têm mais atividades que atraem diariamente, muitas famílias como a possibilidade de realização depiqueniques, celebração de aniversários, encontros religiosos e ou de amigos, trilhas, brincadeiras no parquinho infantil e palestras temáticas no Cine Cocó, com exposição da fauna e flora.

Para o público esportivo existe a disponibilidade de academia ao ar livre, quadras poliesportivas para a prática de futsal, basquete e voleibol, além das quadras de areia para a prática do vôlei de praia e beach tênis. O Parque do Cocó ainda dispõe de um calçadão de 1.300 metros sinalizado para a prática de cooper e caminhadas com a área Adahil Barreto. Uma extensão do Parque Estadual do Cocó, a área conta com pista de cooper, quadra poliesportiva, campo de futebol, academia ao ar livre e parque infantil.

APA DO RIO CEARÁ-MARANGUAPINHO

No último dia 30 de junho, o Viva o Parque foi lançado na APA do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho e a programação do projeto foi aberta oficialmente pelo governador Camilo Santana. Ele visitou o local e acompanhou a programação: aulas de Zumba, educação ambiental, massagem, atividades de recreação e brincadeiras para crianças e adultos. Todos os domingos, as tendas do Viva o Parque serão montadas no cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, próximo da Escola Darcy Ribeiro, no Canidezinho.

FLORESTA DO CURIÓ

A outra área onde também já conta com as atividades do Viva o Parque, é a ARIE Sítio Curió. Inserida no bairro Lagoa Redonda, a estrutura do projeto fica na Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, no bairro Lagoa Redonda. Entre os atrativos da ARIE, além do projeto, está a prática de ecoturismo, trilhas ecológicas, caminhadas, contemplação de exemplares preservados de fauna e flora, práticas esportivas compatíveis com a natureza e áreas reservadas para piqueniques.

PARQUE BOTÂNICO

No Parque Estadual Botânico, em Caucaia, também tem Viva o Parque. Todo domingo, a unidade de conservação estadual recebe centenas de visitantes com uma animada programação que acontece de 9ao meio dia, trazendo uma série de atividades como massoterapia, zumba e escalada fixa. Tem ainda os pedalinhos no lago e a tenda infantil para a alegria da criançadaO Botânico,localizado às margens da CE-090, na confluência com a rodovia Sol Poente – CE-085, conta com seis quilômetros de trilhas em meio a uma vasta diversidade de fauna e flora.

Devido a rica biodiversidade e boa infraestrutura, o parque é muito procurado e utilizado por escolas, grupos e afins, para ações de educação ambiental. Os visitantes podem ainda conhecer e desfrutar do meliponário, orquidário, horto medicinal, viveiro de mudas, banco de germoplasma, xiloteca e do museu. A xiloteca trata-se de coleção botânica constituída por amostras de madeira obtidas, catalogadas e armazenadas. Para agendar visitas ao Parque Estadual Botânico, basta ligar para o telefone (85) 3342 0794.

ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO PECÉM

A Estação Ecológica do Pecém está situada nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia. Localiza-se a 57 km de Fortaleza e tem acesso pela Via Estruturante – CE – 085. Apresenta espécies bioindicadoras do estado vital do ecossistema, servindo de corredor para as Unidades de Conservação APA do Lagamar do Cauípe e APA do Pecém. Juntas formam um cinturão verde, protegendo o ecossistema costeiro. É uma área de proteção integral e as visitas são controladas e exigem agendamento pelo site (www.sema.ce.gov.br). São oferecidas palestras educativas e disponibilizadas quatro trilhas ecológicas. Em destaque, o espetáculo das dunas móveis e a visão privilegiada do porto e das APAs do Lagamar do Cauípe e do Pecém. De segunda a sexta, de 8h às 17h.

PARQUE ESTADUAL SÍTIO FUNDÃO 

O Parque Estadual Sítio Fundão apresenta predominância de espécies de fauna e flora típicas do bioma caatinga. Possui edificações históricas tombadas e exuberância de um pequeno cânion formado pelo rio Batateira. A Casa de Taipa, única no Brasil com um andar, edificação histórica recentemente restaurada, preservando os aspectos de sua construção original, em 1950, acolhe o Centro de Visitantes, que funciona como núcleo de sensibilização e educação ambiental, oferecendo opções de lazer e serviços. O Centro de Visitantes é dividido em quatro salas, cada uma delas com um tema específico, resultado de pesquisas e adequação às características arquitetônicas da edificação.

Dentre os atrativos turísticos, destaca-se o Circuito das Árvores, caminhada com início na entrada do parque, passando pelo Jardim das Espinhosas e chegando à Sementeria, local em que é possível conhecer espécies da flora local e identificar sementes da vegetação nativa. Vale também conhecer as edificações históricas e a formação rochosa do Parque. A trilha principal começa nas proximidades da Casa de Taipa, passa pelas ruínas do engenho de pau e a muralha de pedra e cal construídas por determinação de D. Pedro I.