Nove associações de catadores já estão habilitadas para coletar recicláveis de órgãos estaduais

2 de julho de 2019 - 10:35

Na manhã do último dia 26 de junho, no auditório da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), foi realizado sorteio público com as associações de catadores que se habilitaram para fazer o processo de Coleta Seletiva Solidária no âmbito da administração estadual. O encontro contou com a presença da presidente da Rede Estadual de Catadores, Maria Lilian Teixeira, de representantes de associações de catadores habilitadas no processo e de técnicos da SEMA.

Nove associações estão habilitadas para atender e poderão firmar termo de compromisso com as seguintes instituições: Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv); Casa Civil; Secretaria de Segurança Pública e Defesa Pessoal (SSPDS); Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Sedet); Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH); Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA); Secretaria da Educação (Seduc); TV Ceará; Polícia Civil; Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS).

O coordenador, André Pereira, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), da SEMA, explicou que o sorteio definiu qual associação vai trabalhar com qual secretaria ou órgão vinculado do Estado na coleta seletiva. Segundo ele, foram adotados critérios pelas próprias associações como, distância e logística para realizar a coleta. “Permitindo assim, que o órgão possa fazer a segregação dos resíduos e os mesmos tenham destinação correta”, esclarece.

Intermediação

Ainda segundo o coordenador, as associações de catadores têm muito interesse de ingressar na administração pública. “Assim poderão aumentar o volume de resíduos e consequentemente aumentar a renda para os associados, melhorando a condição de vida dos catadores”, disse. “O que o Governo do Estado fez, por meio da SEMA foi organizar e intermediar a articulação entre as associações de catadores e os órgãos da administração pública”, explica.

Para a presidente da Rede Estadual de Catadores, a participação “neste” projeto é uma demonstração de “reconhecimento” para a categoria. “Uma efetivação, uma combinação de responsabilidade compartilhada entre o Estado e nós catadores de materiais recicláveis”, afirmou. “Pra dentro da associação, diretamente, trará novas possibilidades de aumentar a nossa produtividade e, consequentemente, aumentar a renda do catador dentro da associação na qual ele está atuando”, encerra.

Relação das associações participantes do Coleta Seletiva Solidária: Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia; Associação de Catadores e Recicladores (ACRQ) de Quixadá ; Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis de Morada Nova; Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Russas; Associação Viva a Vida; Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Serviluz (Brisamar); Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelp); Associação de Catadores(as) de Materiais Recicláveis Raio de Sol e a Associação dos(as) Catadores(as) do Jangurussu (Ascajan).