Inaugurada a estação móvel que mapeará qualidade do ar do Ceará

2 de julho de 2019 - 13:35

Inaugurado, nesta terça-feira (2), às 10 horas, no jardim da Reitoria da Universidade Federal (UFC), estação móvel de monitoramento da qualidade do ar. O equipamento adquirido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e os dados da qualidade do ar, coletados pela estação, já estão disponíveis on-line, para a consulta de pesquisadores, de agentes do Estado e do mercado, e de interessados da sociedade. Apartir deste mês de julho, a estação móvel de monitoramento percorrerá o Ceará, para mapear o nível de poluição atmosférica no estado.

Na ocasião foi realizada uma explicação técnica sobre a estação e sobre como ela será utilizada. O equipamento é o primeiro do gênero a funcionar no estado. A Semace já monitora a qualidade do ar por meio de uma estação fixa, na área do Porto do Pecém, desde dezembro de 2016. Durante o ato de inauguração, Semace e UFC assinarão um termo de cooperação para a utilização conjunta dos dados. De acordo com o gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Gustavo Gurgel, “outros convênios serão assinados com outros centros de pesquisa”.

Monitoramento

A estação móvel montada no Brasil com tecnologia dos países mais avançados no monitoramento da qualidade do ar custo R$ 1,456 mil. O equipamento é capaz de identificar os níveis de 16 elementos químicos encontrados na atmosfera, entre eles materiais particulados inaláveis (PTS, PM10 e PM 2,5), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), óxido de nitrogênio (NOX) e dióxido de enxofre (SO2).

Nos primeiros dois anos de funcionamento, a estação colherá dados em 24 pontos diferentes do estado, duas vezes por ano, de forma a mapear a qualidade do ar. Os locais serão escolhidos por três critérios técnicos: o número de denúncias de poluição atmosférica recebidas pela Semace; vulnerabilidade da área à contaminação por efluentes gasosos, como zonas industriais; e representatividade no território cearense.

“Quando houver identificação de poluentes ou manchas de qualidade em algum local, será acionado o setor de fiscalização da Semace, que investigará a área, para que sejam tomadas as medidas corretivas ou punitivas de acordo com a legislação”, completou o gerente.

Texto publicado originalmente no site da Semace.