III Reunião Ordinária dos conselheiros do Botânico e da APA do Estuário do Rio Ceará – Rio Maranguapinho

27 de junho de 2019 - 09:26

Na manhã desta quarta-feira (26/06), reunidos no auditório principal do Parque Estadual Botânico do Ceará, conselheiros e equipe gestora das duas unidades de conservação (UCs) realizaram a III Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Botânico e da APA do Estuário do Rio Ceará – Rio Maranguapinho de 2019. O gestor , George Feijão, das áreas protegidas, abriu o encontro apresentando a pauta.

Na lista de discussões, as ações do Junho Verde e da Semana da Biodiversidade e os projetos concluídos em 2019 e aqueles em desenvolvimento como as trilhas dos sentidos, a rústica para ciclistas. Os conselheiros também discutiram o aplicativo Ecomapss, a requalificação do Orquidário e do banco Germoplasma. Em seguida o articulador de unidades de conservação da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Leonardo Borralho, apresentou as ações do programa de combate aos incêndios, PREVINA e as ações previstas do Comitê Tapeba para a limpeza do Rio Ceará.

A técnica do Botânico, Roberta da Rocha, fez uma apresentação sobre os principais resultados do Plano de Manejo do Parque Estadual e da respectiva APAdo Estuário. O representante do sindicato dos pescadores falou sobre o projeto de navegação turística para o Rio Ceará e o desejo de participar de forma permanente das reuniões do conselho. Além da participação de técnicos da SEMA, a reunião também contou também com a presença de representantes das seguintes instituições: SESC Iparana, secretarias de Educação, de Meio Ambiente de Caucaia, de Desenvolvimento Social de Caucaia, de Agricultura Pecuária e Pesca, de Esporte e Juventude, e Saúde.

Saiba mais

O Parque Estadual Botânico do Ceará com uma área de 190 hectares, localizado 15 quilômetros de Fortaleza, foi criado por meio do Decreto Estadual 24.216, de 9/9/96. Está localizado na CE-090, rodovia estadual que dá acesso às praias de Icaraí, Tabuba, Cumbuco, Cauípe e Lagoa do Banana. O equipamento é uma UC de proteção integral, assentada sobre uma parte do tabuleiro litorâneo. Em suas instalações existe centro de visitantes, auditórios com 40 e 80 lugares, salão de exposições, instalações hidro-sanitárias para visitantes, cantina, dois quiosques para piqueniques junto ao espelho d’água, orquidário, horto de plantas medicinais, seis quilômetros de trilhas e viveiro de mudas.