SEMA abre inscrições para o Programa Agente Voluntário Ambiental

25 de junho de 2019 - 11:44

O recrutamento para participar da 2ª Edição do Programa Agente Voluntário Ambiental (AVA) está aberto. As inscrições para o período 2019 – 2020, começaram nesta segunda-feira (24/6). O AVA é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) para promover e incentivar o trabalho voluntário nas unidades de conservação (UCs) sob a gestão do Governo do estado do Ceará. Este ano, o programa disponibilizará 20 vagas. Para se inscrever, basta o candidato preencher formulário online disponível no portal da SEMA (www.sema.ce.gov.br) até o dia 24 de julho, quando encerra o processo de recrutamento.

As vagas estão abertas para as seguintes localidades: Parque Estadual do Cocó, Parque Estadual Botânico do Ceará, Estação Ecológica do Pecém, APA da Bica do Ipu, Parque Estadual do Sítio Fundão, APA da Serra de Baturité, ARIE do Sítio Curió, Monumento Natural das Falésias de Beberibe, Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá e para a Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib), na sede da SEMA, em Fortaleza.

Pelas diretrizes do AVA, pode participar do programa, todo cidadão com idade a partir de 18 anos e interessado no desenvolvimento de atividades de manejo, gestão e proteção, nas unidades de conservação do Estado. “Ao participante caberá ter ciência de seu papel e estar disposto a receber as orientações condizentes à atividade escolhida, atuando de maneira integrada à gestão da área protegida,” afirma o titular da SEMA, Artur Bruno. “O voluntariado traz benefícios tanto para a sociedade como para o indivíduo que realiza as tarefas de forma voluntária”, encerra.

Segundo o coordenador do Programa AVA, o gestor ambiental Hermógenes Henrique Oliveira Nascimento e a colaboradora Beatriz Santos de Souza, ambos da Célula de Biodiversidade (Cedib) da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), o aumento do número de vagas e de UCs participantes do processo demonstra que o AVA se renova em 2019. “As expectativas são enormes”, disse Nascimento.

A Cedib está prevendo um número grande de inscritos. “Ao disponibilizar mais vagas e mais localidades, o programa está ampliando a participação de voluntários em atividades voltadas para a proteção da natureza e relacionadas com a gestão das UCs”, afirma. Ele também destaca que a cada edição, o AVA propicia “uma troca de experiência e aprendizado, motivação e encantamento”. Após a inscrição, o candidato passa por um processo seletivo por meio da análise curricular e da entrevista.

Acesse:

Edital

Folder AVA

 

Inscrição: AQUI