SEMA realiza Curso Formação de Educadores Ambientais em Nova Russas

13 de junho de 2019 - 10:08

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), realizou a primeira etapa do Curso Formação de Educadores Ambientais, no município de Nova Russas. A capacitação, ocorrida no período de 4 a 6 de junho, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com público participante de 40 pessoas, foi ministrada pela técnica Jovelina Silva e o técnico Genario Azevedo, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), da SEMA.

A participação, em sua maioria, foi de professores e professoras das escolas municipais e de técnicos e estudantes universitários. “A formação tem carga horária de 120 horas, sendo 40 horas presenciais e 80, semipresenciais”, explica o técnico Genario. O objetivo é fomentar a gestão ambiental no ambiente escolar, bem como capacitar docentes e demais profissionais da área para discutir e implementar a temática socioambiental no contexto escolar e entorno. A atividade contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Nova Russas.

“Diversos temas foram abordados nessa primeira etapa do curso”, afirma Jovelina. “Educação Ambiental na escola; Saneamento Ambiental e Infraestrutura; Legislação e Gestão Ambiental; Unidades de Conservação; Elaboração de Projetos; Agrotóxico, Agroecologia e Sistemas Agroflorestais”, relata.

Durante a capacitação também acontece uma visita de campo, em Nova Russas, a atividade foi às margens do Rio Curtume, que corta a cidade. O educador Genario explicou que os cursistas observaram a questão do reflorestamento das margens do corpo hídrico e os principais impactos sofridos pelo mesmo em decorrência da ação humana. “Em especial o despejo de esgoto e lixo”, encerra destacando.