Ciclo de seminários do ZEEC reúne cerca de 800 pessoas

6 de junho de 2019 - 12:12

A proposta de fazer um Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado (ZEEC) de forma participativa, escutando a população que habita e trabalha nos municípios do litoral cearense, iniciou de forma positiva ao reunir em quatro seminários cerca de 800 pessoas dos mais diversos segmentos. As ações que envolvem as regiões da Costa Oeste, Leste, Extremo Oeste, além de Fortaleza e Região Metropolitana aconteceram nos municípios de Caucaia, Aracati, Jijoca de Jericoacoara e Itapipoca de 29 de maio a 5 de junho.

Nesta quarta-feira (05/06), foi realizado o quarto seminário do ZEEC, no auditório do IFCE, em Itapipoca, encerrando assim o ciclo de seminários do projeto. Esta é a primeira etapa de um estudo que tem como objetivo estabelecer diretrizes de ordenamento e de gestão do território, considerando as características ambientais e as dinâmicas socioeconômicas do litoral cearense. Outras três etapas acontecerão ao longo do ano: diagnóstico, prognóstico e audiências públicas, todas contarão com a participação social. O estudo será apresentado em fevereiro de 2020.

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, ressalta a importância do envolvimento popular para o sucesso do processo e afirma que realizar um trabalho participativo requer coragem. “Este é apenas o início das fases do ZEEC. Seria muito mais fácil reunir técnicos para fazer um plano e uma lei, mas isso traria prejuízos sociais. O que estamos fazendo dá muito trabalho, pois há debates e divergências, no entanto, é necessário ouvir e respeitar aqueles que pensam diferente. Todos nós aqui almejamos o mesmo propósito: garantir o crescimento econômico do nosso Estado”, ressalta.

Artur Bruno lembra que os municípios cearenses precisam de investimento, mas destaca que, ao mesmo tempo, a preservação dos recursos naturais é fundamental com o objetivo de garantir uma herança positiva. “Nada melhor do que escutar quem mora e trabalha nestas áreas. Vamos nos reunir muito e a cada fase avaliar para saber se está correto e o que está faltando. Todos vão ser ouvidos para fazer o melhor para o nosso Estado”, concluiu o secretário.

A professora Fátima Catunda, consultora do Consórcio TPF GAU, responsável pela condução dos seminários do ZEEC, explica que os seminários se constituíram em momentos de trabalho e interação entre o poder público e a população. “Os participantes foram divididos em grupos de interesses nos quais discutimos vários aspectos, desde a expansão urbana e imobiliária para o litoral, passando pelas atividades industriais, aeroportuárias, de energias renováveis e de diversos empreendimentos dentro da cadeira produtiva, até as atividades turísticas e seus diversos desmembramentos” ressalta.

A professora considerou positiva e expressiva a participação das comunidades tradicionais, pesqueiras, extrativistas, marisqueiras e indígenas.  “Foi um balanço positivo em relação a quantidade de participantes, possibilitando assim a ampliação de novos atores no processo”, acrescenta.

Os seminários contaram com a presença de diversos segmentos: micro e pequenos empreendedores, secretários municipais de Meio Ambiente, Cultura, Turismo, Educação, Agricultura, representantes de comunidades indígenas, de associações e organizações não governamentais, de universidades, estudantes, pesquisadores, representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH), do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE),Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e Capitania dos Portos, proprietários de hotéis, pousadas, pescadores e cooperativas.