SEMA realiza em Jaguaruana, primeira etapa do Curso Formação de Educadores Ambientais

31 de maio de 2019 - 08:33

Os técnicos Genario Azevedo e Jovelina Silva, da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), ministraram a primeira etapa do Curso de Formação de Educadores Ambientais, no município de Jaguaruana. A atividade que contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município aconteceu no período de 21 a 23 de maio, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva. Segundo Jovelina, 39 professores e professoras das escolas municipais e estaduais participaram da formação “A carga horária é de 120 horas , sendo 40 presenciais e 80, semipresenciais”, explica.

O técnico Genario Azevedo, da Coeas, disse que o objetivo da capacitação é fomentar a gestão ambiental no ambiente escolar e capacitar professores e demais profissionais da área de educação para discutir e implementar a temática socioambiental no contexto da escola e entorno. Diversos temas foram abordados nessa inicial: Educação Ambiental no Ambiente Escolar; Saneamento Ambiental e Infraestrutura; Legislação e Gestão Ambiental; Unidades de Conservação; Agrotóxico, Agroecologia e Sistemas Agroflorestais.

Os cursistas realizaram uma visita de campo na empresa austríaca Meri Pobo, em Jaguaruana, que investe na produção de frutas na região jaguaribana. “O empreendimento cultiva acerola, mamão, melancia, pitaya e uva, produtos orgânicos certificados para exportação”, disse Genario. Para a técnica da SEMA e também engenheira agrônoma, Jovelina, a visita foi muito importante para os participantes do curso. “Eles puderam observar as práticas orgânicas de cobertura morta com bagana de carnaúba, produção de composto, sistema de quebra vento e uso de biofertilizantes, dentre outros”, encerra.