Seminários do ZEEC chegam a Jijoca e Itapipoca na próxima semana
31 de maio de 2019 - 13:47

Participação da população nos seminários ocorridos nos dias 29 e 30 de maio, em Caucaia e Aracati, respectivamente, superaram as expectativas. Zoneamento das regiões costeiras do Estado vai integrar aspectos ambientais e socioeconômicos e deve gerar mudanças positivas
Com um público de 500 pessoas, os dois primeiros seminários sobre Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado (ZEEC), realizados em Caucaia no dia 29 e em Aracati no dia 30 de maio, sinalizam o interesse da sociedade em geral pelo tema. Dois novos seminários já estão agendados para 4 de junho, na Câmara Municipal de Jijoca de Jericoacoara, e dia 5 de junho no Auditório do Instituto Federal do Ceará, em Itapipoca.
Os encontros em Caucaia e Aracati reuniram pessoas de todos os segmentos: micro e pequenos empreendedores, secretários municipais de Meio Ambiente das duas regiões, além de representantes de comunidades indígenas, de associações e organizações não governamentais, da academia, universitários, pesquisadores, representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH), do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE) e da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e Capitania dos Portos.
“Neste primeiro momento nós tivemos um grande número de participantes, cerca de 500 pessoas interessadas no ZEEC e a ideia é esta, envolver a população para que em fevereiro do próximo ano o estudo que define o zoneamento dos 573 quilômetros de litoral esteja pronto”, afirma Artur Bruno, titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). O órgão, no âmbito do Governo do Estado, coordena os trabalhos do Zoneamento Ecológico-Econômico. As ações vão acontecer ao longo deste ano e abranger os 23 municípios litorâneos do Estado e aqueles próximos ao litoral.
O objetivo do estudo é estabelecer diretrizes de ordenamento e de gestão do território, considerando as características ambientais e as dinâmicas socioeconômicas, portanto participação social é essencial para o êxito na implementação do zoneamento e das futuras diretrizes. “Iniciamos o ZEEC ouvindo a população, mostrando o que é o Zoneamento, para assim construirmos um diagnóstico”, explica a engenheira e secretária de Planejamento da SEMA, Maria Dias.

Segundo Dias, os trabalhos estão na fase “inicial” e indo muito bem, haja vista o interesse demonstrado pelo público nos dois primeiros encontros. “O momento é de mobilização”, disse. “A participação social é essencial para o planejamento e êxito na implementação do zoneamento e das futuras diretrizes”, completa Maria Dias. O estudo, ao integrar aspectos ecológicos e socioeconômicos, deve gerar mudanças positivas no cotidiano da população que habita e tira o seu sustento das zonas costeiras e entornos.

Na próxima semana, os seminários continuam. Confira programação abaixo.
Seminários ZEEC 2019
Jijoca de Jericoacoara
Data: 4 de junho de 2019
Horário: 8h30 às 13h
Local: Auditório da Câmara Municipal de Jijoca de Jericoacoara
Endereço: Avenida Jericoacoara, número 474, Centro, Jijoca de Jericoacora.
Itapipoca
Data: 05/06/2019
Horário: 8h30 às 13h
Local: Auditório IFCE Campus Itapipoca
Endereço: Rua da Universidade, número 102, Bairro Madalena, Itapipoca, Ceará.
Mais Informações:
Assessoria de Comunicação do ZEEC
Karla Sousa
Contato: (85) 988174743
comunicacaozeec@gmail.com
Assessoria de Comunicação ZEEC/SEMA
Tarcilia Rego
85 31011235
85 996863236
tarcilia.rego@sema.ce.gov.br
Sites
ZEEC: www.zeecceara.com.br
SEMA: www.sema.ce.gov.br/gerenciamento-costeiro/
Redes Sociais
ZEEEC:
instagram: @zeecceara
facebook: /zeecceara
SEMA
instagram: @semaceara
facebook: /sema.ceara