Acompanhe a movimentada programação da Semana da Biodiversidade
22 de maio de 2019 - 09:11
A Semana Biodiversidade 2019 continua movimentada. Aberta no último domingo (19/5), no Parque Estadual Botânico, prossegue com diversas atividades no decorrer desta semana, em 20, das 26 as unidades de conservação (UCs) estaduais. As ações são desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio). A segunda edição do evento traz como tema central o impacto dos resíduos na questão da biodiversidade e como a gestão dos mesmos pode contribuir para a conservação da Natureza.
Na quarta-feira (22/5), é o Dia da Biodiversidade e a programação será especial com abrindo com a mostra “Ilhas da Biodiversidade”. Segundo Doris Santos, coordenadora da Cobio, é uma exposição sobre aves e animais marinhos. A atividade começa às 8h e acontece durante todo o dia, encerrando às 17h, no Parque Estadual do Cocó. “Para quem gosta de caminhar e observar a natureza, vai ter trilha guiada para observação da biodiversidade do Cocó, de 8h30 às 11horas”, informa Doris.
Ainda nesta quarta, às 14h, acontece a inauguração da GELADEIROTECA, na sede da área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité. E na APA do Estuário do Rio Mundaú tem a exposição “A Vida Marinha e Estuarina”, um evento sobre material biológico e que acontece na EEF Saturnino Lopes do Prado, em Trairí. No dia 23 (quinta-feira), a APA da Serra da Aratanha vai realizar uma trilha interpretativa e um safari. A atividade será na área da APA e dirigida aos estudantes do município de Guaiúba. Já na APA da Bica do Ipú, a Sala Verde será aberta para contação de histórias e distribuição de mudas.
ECOMAPSS no Curió
Saindo do Ipu e retornando à Fortaleza, a grande atividade do dia 24 (sexta-feira) é o lançamento do ECOMAPSS na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Sítio Curió. O evento será às 9h, na sede da ARIE, no bairro Lagoa Redonda. O aplicativo de mapeamento ambiental para áreas protegidas disponibiliza informações e curiosidades sobre fauna, flora e outros pontos de interesse da área protegida. “Trata-se de uma ferramenta que armazena conteúdo por meio do QR Code – código de barras que pode ser lido pelos celulares”, explica, a gestora da ARIE, Izaura Lila Ribeiro. O dispositivo gratuito e disponível para iOS e Android, pode ser baixado no Google Play/ Play Store.
No dia 25 (sexta feira), no Parque do Cocó, acontecem duas exposições. Uma, de 8h às 17h, apresenta as fotos vencedoras do “Projeto Lentes sobre o Cocó” e outra sobre a Caatinga . Esta fica aberta de 8h30 às 11h30. Também será no Cocó, a solenidade de enceramento da Semana da Biodiversidade 2019. O evento começa às 9h e na ocasião, será assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a SEMA e o Abrigo São Lázaro. A entidade é uma ong que abriga animais abandonados. E ainda durante de 8h às 17h, os visitantes do parque poderão apreciar a exposição de fotos “Mar de Lixo”.