Equipe da SEMA realiza trabalho de apoio à gestão da APA da Ponta Grossa, em Icapuí

10 de maio de 2019 - 13:19

O Programa de Incentivo às Unidades de Conservação no Estado do Ceará (ProUCm-CE) continua em ação. No período de 7 a 9 de maio último, no município de Icapuí, a equipe da Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), selecionou propostas de apoio à gestão de unidades de conservação (UCs) municipais. Segundo o gestor ambiental, Henrique Nascimento, da Cedib, a atividade foi realizada de acordo com o Edital nº 03/2018, que trata da seleção de propostas para participação no ProUCm. O técnico Renan Guerra também participou da atividade.

“A SEMA apoiará a gestão da APA da Ponta Grossa na formação do novo conselho gestor da UC municipal e regimento interno”, disse Guerra. O trabalhou focou no reconhecimento da área e na capacitação da equipe do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (Sedema), do município de Icapuí. “A capacitação abordou o processo para formação e funcionamento do Conselho Gestor, além das estratégias de avaliação e monitoramento das ações do conselho”, explicou.

Para o gestor ambiental, as expectativas com os encaminhamentos das atividades no município são as melhores possíveis, pois a proposta do ProUCm é trabalhar de forma integrada com aquela Prefeitura e a comunidade. “A nossa participação no processo buscará tornar a gestão da APA da Ponta Grossa mais efetiva, atingindo assim os objetivos de conservação e de desenvolvimento sustentável da área protegida”, encerra.

Saiba mais

O ProUCm é um programa oficial da SEMA, instituído pela Instrução Normativa Estadual nº 02/2017, coordenado pela Cobio, por meio da Cedib. A iniciativa propõe o aumento das UCs do Estado do Ceará e apoio aos municípios, tanto na criação, quanto na efetividade da gestão das mesmas. Ele atende à Instrução Normativa nº 02/2017; à Lei Federal N° 9.985, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) e à Lei Estadual nº 14.950, que estabelece o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (Seuc).