Saneamento sustentável para o Ceará
9 de maio de 2019 - 10:36
O secretário executivo, Fernando Bezerra, da SEMA- Secretaria do Meio Ambiente, participou da da reunião quinzenal do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto) e voltou “muito impressionado” com o que escutou. “A iniciativa busca promover o saneamento sustentável no nosso Ceará”, disse. “O esgoto considerado um poluente pode virar água boa para a área de irrigação e piscicultura”, completa. Bezerra representou a SEMA no 841o Encontro Quinzenal do Pacto, ocorrido no último dia 7 de maio, no auditório do Sistema FAEC/SENAR, em Fortaleza.
Na pauta e tema principal da reunião, o “Projeto Estratégico para prover água de esgoto para fins de irrigação no Ceará e no Nordeste brasileiro”. O professor e pesquisador Osvaldo Carioca, do Centro de Ciências Agrárias da UFC apresentou o “Biofilme”, tecnologia, que de acordo com ele, “oferece para a região Nordeste, oportunidades de negócios que tornam o saneamento economicamente viável”. O Biofilme – conglomerados de bactérias, fungos, algas ou produtos de corrosão – permite o reúso da água e é aplicável em pequenas e médias cidades.
O superintendente de Sustentabilidade da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), Ronner Braga Gondim, apresentou o Projeto de Reúso da Água da empresa que planeja a absorção da tecnologia de Biofilme com o objetivo de para promover o “saneamento sustentável”. O encontro contou também com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Federação das Indústrias do estado do Ceará, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, do Sistema FAEC/SENAR, da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), do BNB, Sebrae, e de produtores e presidentes de sindicatos rurais.