II Reunião Ordinária dos conselheiros do Botânico e da APA do Estuário do Rio Ceará – Rio Maranguapinho

26 de abril de 2019 - 10:23

Conselheiros e equipe gestora da APA do Estuário do Rio Ceará – Rio Maranguapinho e do Parque Estadual Botânico reuniram-se na manhã do último dia 24, no auditório principal do Botânico para a II Reunião Ordinária do Conselho Gestor das duas unidades de conservação (UCs) estaduais citadas. Na pauta, as realizações neste exercício e o calendário de atividades “festivas” para o período de maio a junho de 2019. “São dois meses com muitas atividades”, disse o gestor, George Feijão. “Em maio tem o Dia das Mães, a Semana da Biodiversidade e em junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente”, completa.

Na ocasião, Feijão, que está à frente da gestão das duas unidades de conservação, apresentou um balanço da exposição “Conheça e Conserve a Caatinga”, mostra que permaneceu no Museu do Meio Ambiente, equipamento do parque, na primeira quinzena de abril. A técnica, Roberta da Rocha, integrante da equipe do Botânico, expôs sobre os projetos de reflorestamento da Unimed e CHESF, os planos de manejos e sobre a participação da equipe do Botânico em ações nas comunidades do entorno.

Em seguida foi dada a palavra aos conselheiros. O membro do Conselho, Joaquim Saldanha, enfatizou o trabalho do Meliponário Parque Escola com as abelhas sem ferrão e Juliana Borges, responsável pelo programa Flora e Fauna da duplicação da BR 222 (obra do DNIT), propôs que na próxima reunião seja discutida a metodologia e os resultados obtidos nos estudos arqueológicos referente aos artefatos encontrados no trecho da referida obra. O representante da Secretaria de Desenvolvimento Social de Caucaia, Ivan Jeferson, apresentou o trabalho que ele está desenvolvendo sobre etnobotânica, com a finalidade de resgatar o conhecimento de populações locais tradicionais com ênfase nos estudos das plantas medicinais.