SEMA participa de audiência pública na Assembleia sobre criação da Rede de Proteção Animal

23 de abril de 2019 - 16:52

Hoje, a proteção e o bem-estar dos animais no Estado do Ceará serão discutidos na Assembleia Legislativa (AL). Nesta quinta-feira (25/4), às 15h, na Sala das Comissões, a Comissão de Meio Ambiente da AL realiza uma audiência pública para discutir da criação da Rede de Proteção Animal (RPA) do Ceará. A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) é uma das entidades que participarão do evento, além de representantes da sociedade civil organizada e partes interessadas no tema.

O deputado estadual Acrísio Sena (PT), presidente da Comissão, já anunciou que o governo estadual vai criar a Coordenadoria de Proteção Animal. “Fico feliz porque nossa iniciativa, apresentada através do Projeto de Indicação 050/2019, foi acolhida pelo nosso governador Camilo Santana”, ressaltou o parlamentar.

A Rede foi proposta por representantes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), que apresentaram a ideia à SEMA. Esta por sua vez, está criando a coordenadoria. Para o secretário Artur Bruno, a questão é importante. “Preocupa, deve ser tratada com agilidade e as ações devem contemplar animais domésticos e silvestres”, disse.

O intuito é trabalhar com todos os órgãos competentes para cuidar dos animais, silvestres ou domésticos. A RPA centralizaria as políticas públicas desta área e daria destino ao órgão adequado. Em relação a maus tratos, a Rede faria o processo de encaminhamento, atendimento, tratamento, acolhimento e adoção, enfrentando questões como a falta de abrigos públicos e peritos na estrutura do Estado.

SERVIÇO

Audiência pública para discutir da criação da Rede de Proteção Animal (RPA) do Ceará

Dia: 25 de abril (quinta-feira)

Hora: 15h

Local: Sala das Comissões, a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa