SEMA convida para oficina de apresentação do plano de manejo do Sítio Fundão, terça-feira (23)

16 de abril de 2019 - 14:20

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), realizará em conjunto com a Ecossistema Consultoria Ambiental, Oficina de Apresentação do Plano de Manejo do Parque Estadual Sítio Fundão. A reunião acontece dia 23 de abril (terça-feira), no Instituto Cultural do Cariri, localizado na Avenida Maildes Siqueira, s/n, está programada para começar às 14h e encerrar às 17h. “A ação é parte de uma das etapas de elaboração do Plano de Manejo da unidade de conservação (UC) que está sendo desenvolvido pela equipe técnica da Ecossistema e Cobio/SEMA”, informa Doris Santos, coordenadora da Cobio.

Doris Santos apresentou detalhes de como estão organizadas as etapas do projeto de elaboração do Plano de Manejo, lembrando que a intenção é trabalhar a “conservação e o uso sustentável dos recursos naturais do Parque Estadual”. De acordo com a coordenadora, a metodologia utilizada para a realização das etapas do documento atende recomendações do Ministério do Meio Ambiente. “Como vem sendo feito nas demais UCs, prevê que as atividades tenham um enfoque participativo, envolvendo a população local, de forma que o plano garanta o desenvolvimento sustentável local”, disse. “Por isso convidamos a sociedade como um todo, para participar”, explica.

O Parque Estadual Sítio Fundão foi instituída por meio do Decreto Estadual 29.307 de 5/6/2008, com “a finalidade de assegurar integral proteção à flora, à fauna, às belezas naturais e aos sítios históricos nele existentes, bem como para garantir sua utilização com objetivos educacionais, recreativos e científicos”. A UC possui área de 93,52 ha e somente é admitido o uso indireto dos recursos naturais locais, ficando absolutamente proibidas, todas e quaisquer atividades que importem em degradação ambiental, destruição do patrimônio histórico e cultural nela existentes. O Parque faz parte do Geossítio Batateira, vinculado ao Geopark Araripe.

Plano de Manejo

O Plano de Manejo é um instrumento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) – Lei n° 9.985/2000, “com objetivo geral de organizar, de forma vinculada, as decisões dos agentes públicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manutenção do capital e dos serviços ambientais dos ecossistemas e ainda a sustentabilidade ecológica, econômica e social, com propósito a compatibilizar o crescimento econômico e a proteção dos recursos naturais”.