Macaco resgatado pelo BPMA no Parque Estadual das Carnaúbas

3 de abril de 2019 - 16:01

Na manhã desta quarta-feira (3/4) um Macaco-Prego foi resgatado nas proximidades do Parque Estadual das Carnaúbas, no município de Granja. Segundo o técnico João Rafael, da Célula de Biodiversidade (Cedib) , da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), “graças ao trabalho” do 1o Sargento Francisco de Assis e do Cabo Leonardo, do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), o macaco da espécie (Cebus apella) foi resgatado. “Hoje, só quem consegue mesmo chegar a certos locais da mata é a equipe do BPMA”, explica.

Rafael conta que estava na unidade de conservação (UC) fazendo trabalho de mapeamento, quando foi informado por populares que o animal estava “causando baderna”, invadindo casas. “Após apurar e confirmar a notícia, entrei em contato com o BPMA de Sobral e fomos prontamente atendidos”, disse. Após o resgate, o primata foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do IBAMA. Os Cetas são unidades responsáveis pelo manejo dos animais silvestres que são recebidos de ação fiscalizatória, resgate ou entrega voluntária de particulares.

Saiba mais

O Macaco-Prego é um animal de hábitos diurnos e normalmente vive em bandos. São animais arborícolas que utilizam a cauda semi-preênsil que lhes permitem fixarem-se em árvores para se deslocar entre os galhos. Dificilmente descem dos topos das árvores, fazendo isso somente para beber água e se alimentar vez ou outra. Em épocas de alimento escasso, eles também descem ao solo.