Tem golfe com as estrelas no Parque Estadual do Cocó
29 de março de 2019 - 08:49

Nesta sexta-feira (29), tem GOLFE COM AS ESTRELAS no Parque Estadual do Cocó. O nome é bem sugestivo para um torneio, afinal, as tacadas começam as 19h e devem durar cerca de 90 minutos. “Será no período noturno porque a área onde está situado o campo tem boa iluminação”, explica o golfista Antenor Naspolini, um dos organizadores da competição. “O Cocó é o único campo de golfe, no Norte e Nordeste do Brasil, dentro de uma área pública”, completa. Promovido pela Confraria do Golfe do Ceará, organização social informal criada em outubro de 2017 por 18 golfistas – atualmente com 84 membros, o evento tem o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).
Amanhã, segundo Naspolini, “só vai ter fera” no campo, pois o torneio contará com a participação de golfistas com handicap até 10. “São apenas cinco no Ceará”, ressalta. O handicap é a vantagem que se concede a um ou mais competidores para compensar deficiências de sua parte e igualar as possibilidades de vitória de todos. “No golfe, é usado principalmente para nivelar golfistas com níveis diferentes de habilidade”, explica. Outro detalhe importante citado por Naspolini, é o fato da bola ficar iluminada quando o taco bater nela. “Vai ser um espetáculo a parte no Cocó,” vibra.
Para quem pensa que o golfe é acessível apenas às elites, engana-se. Faz tempo que no Parque Estadual do Cocó ele tem espaço, mesmo para quem nunca segurou um taco e muito menos pensou em comprar um. Aqui, a democratização da modalidade tem um nome: Antenor Naspolini. O catarinense, ex-consultor do UNICEF e ex-secretário de educação do Ceará faz questão de dizer que conheceu a modalidade aos 70 anos, quando foi morar em frente ao Cocó, em 2010. Ele “gostou da brincadeira”, virou competidor e agora investe tempo e energia promovendo o acesso do maior número possível de pessoas ao golfe.
A ideia é ambiciosa, mas possível. Segundo NaspolinI, quando o futebol chegou ao Brasil, ninguém “acreditava naquele jogo esquisito” de empurrar uma bola para dentro de uma trave, “e hoje, veja o que é esse esporte, qualquer espaço vira um campo e o nosso País virou referência mundial”. Assim, ele que fazer com o golfe, principalmente no nosso estado. Para tanto, está à frente de uma ação inovadora que incentiva 17 crianças a praticar a modalidade. “As aulas acontecem todas as sextas e sábados, das 15h30 às 17h, no minicampo do Parque Estadual do Cocó. “A competição desta sexta-feira está dentro da minha filosofia de democratizar o esporte no Ceará”, encerra Naspolini.

Saiba mais
– O golfe é um esporte realizado ao ar livre, cuja meta é fazer com que a bola entre nos buracos, utilizando um taco nas jogadas, distribuídos num campo. Para atingir o objetivo, o jogador deve utilizar-se do menor número possível de tacadas. A palavra golfe vem do inglês golf, que por sua vez provém do alemão kolbe, significando taco.
– Com 1.571 hectares, o Parque Estadual do Cocó foi regulamentado em 2017 como unidade de conservação de proteção integral e é considerado um dos maiores parques urbanos do mundo. Conta com uma grande variedade de ecossistemas, com trilhas e espelhos d’água, em meio a uma diversidade de flora e fauna.
