Domingo, Viva o Parque no Cocó e Viva a Natureza no Botânico

29 de março de 2019 - 13:23

Neste domingo (31/3), o Viva o Parque continua no Cocó, em Fortaleza e no Botânico, em Caucaia. De 7h às 12h, a iniciativa que já é uma referência na maior área verde da Capital, conta com uma extensa e atrativa programação. “Tem diversão gratuita para toda a família”, ressalta o gestor da unidade de conservação (UC), Paulo Lira. São muitas atividades: massoterapia, tai chi chuan, yoga, biodança, zumba (início às 8h), aeróbica, dança de salão, brincadeiras infantis, jogos coletivos, trilha interpretativa, oficinas de plantio de árvores, capoeira, slackline, muro de escalada e o arvorismo.

“O arvorismo, voltado para um público mais radical, conta com dez estações de ecoaventura. “Para muitos visitantes, é uma das principais atrações”, disse o gestor. O Viva o Parque é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), sob a gestão da Coordenação de Biodiversidade (Cobio). Foi desenvolvido para oferecer à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação. “Nas manhãs ensolaradas de domingo, o projeto recebe cerca de 3 mil pessoas”, encerra.

“No Parque Estadual Botânico, a iniciativa é conhecida como Viva a Natureza”, explica George Feijão, gestor da UC, localizada em Caucaia. “Todos os domingos os nossos visitantes e habitués são recebidos com uma série de atividades de entretenimento, lazer e educação ambiental, como acontece no Cocó”, disse Feijão. No Botânico não tem arvorismo, mas tem pedalinho no lago, parquinho infantil, distribuição de mudas e grandes e boas trilhas em meio a uma exuberante biodiversidade. Destaque também para o orquidário, museu, xiloteca, horto medicinal, banco de germoplasma e viveiro de mudas.

Parque Botânico

Com 190 hectares de muita natureza, trilhas e espelho d’água em meio a uma vasta diversidade de fauna e flora, o Botânico é muito procurado por escolas, grupos e afins para ações de educação ambiental e eventos.

Parque Estadual do Cocó

Com 1.571 hectares e uma grande variedade de ecossistemas, com trilhas em meio a uma diversidade de flora e fauna, o Parque Estadual do Cocó, regulamentado em 2017 como unidade de conservação de proteção integral, é um dos maiores parques urbanos do mundo.

SERVIÇO

Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó, na Av. Padre Antônio Tomás, s/n, Fortaleza

Telefone: (85) 3234.3574

Dia: Todos os domingos, de 7h às 12h

Viva a Natureza

Parque Estadual Botânico, às margens da CE-090, na confluência com a rodovia Sol Poente – CE-085, em Caucaia

Telefone: (85) 3368 9452

Dia: Todos os domingos, de 9h às 12h