Hoje tem mais Festa das Árvores na sede da SEMA

22 de março de 2019 - 11:35

A Festa Anual das Árvores (FAA 2019) está terminando, mas as atividades continuam “vento em popa”. Hoje, o destaque são para as ações na sede da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). Nesta manhã, a equipe da A3P – Agenda Ambiental do Poder Público promoveu uma oficina de compostagem natural e em baldes,. Cerca de 20 funcionários participaram. No período da tarde, às 14h30, será ministrada um segunda oficina, também sobre compostagem, “dessa vez será sobre compostagem doméstica”, informa Milton Alves, coordenador da A3P/SEMA.

A oficina da manhã foi ministrada pelo educador ambiental Sérgio Mota, com a proposta de conscientizar os participantes sobre a importância da reciclagem dos resíduos orgânicos, já que aproximadamente 60% do lixo doméstico dos brasileiros são formados por resíduos orgânicos. “Explicamos a teoria, mas a parte prática, a de colocar a mão na massa, na terra, de aprender fazendo, que é a boa”, disse o educador. O público-alvo das duas oficinas são os colaboradores lotados no edifício sede da SEMA.

Mas as atividades da Festa das Árvores ainda não terminam aí. Na tarde de hoje, o jardim externo da Secretaria vai ganhar um belo exemplar de Carnaúba. “O plantio será às 16h e contamos com a presença de todos, já que a espécie é a árvore símbolo do nosso Estado”, convida o colaborador Luiz Ricardo Martins Almeida. Também conhecida como “árvore da vida”, a carnaúba (Copernicia prunifera), oferece uma infinidade de usos ao homem e nada mais justa do que encerra a FAA na sede da SEMA com o plantio da resistente árvore nordestina, que mesmo sofrendo estresse hídrico, consegue resistir às adversidades do bioma Caatinga.