Educadores ambientais da SEMA ensinam como transformar resíduo orgânico em adubo

20 de março de 2019 - 14:17

As oficinas fazem parte da programação da IV Festa Anual das Árvores. “Será preciso ação para transformar os cenários atuais de degradação em ambientes saudáveis”, afirma participante

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenação de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), realizou oficina de compostagem no Parque Estadual do Cocó. “Cerca de 100 pessoas participaram”, o que surpreendeu o orientador da Célula de Educação Ambiental, Sérgio Mota, da Coeas. “Os participantes estavam realmente interessados e isso demonstrou que a compostagem não é um tema que vai ser trabalhado e entrar no esquecimento”, disse Mota. A atividade aconteceu na manhã do último domingo (17), por ocasião da abertura da IV Festa Anual das Árvores (FAA), promovida pelo Governo do Estado, por meio da SEMA.

A proposta é conscientizar sobre a importância da reciclagem dos resíduos orgânicos para o meio ambiente, transformando-os em um excelente adubo para as plantas.“Explicamos a teoria, mas a parte prática, a de colocar a mão na massa, na terra, de aprender fazendo, que é a boa”, disse o educador ambiental. Este ano, o tema da IV FAA é: “Compostagem – Transformando resíduo orgânico em adubo”. De acordo com a programação, a Festa Anual das Árvores 2019 encerra no próximo dia 24, domingo, no Parque Estadual Botânico. “Até lá, várias unidades de conservação e municípios parceiros vão realizar oficinas sobre o tema”, completa o educador ambiental.

Para a jovem Emília Feitosa Freitas Mamede, participante da atividade no Parque do Cocó, a população precisa mudar de atitude em relação ao meio ambiente. Segundo Emilia, a compostagem imita o ciclo da matéria orgânica que já existe na natureza. “Será preciso ação para transformar os cenários atuais de degradação para ambientes saudáveis”, reflete. Ela disse ainda que foi “importante” acompanhar “de perto” a montagem de uma composteira, enquanto o passo a passo foi demonstrado. “Adquirimos conceitos sobre o lixo, reaproveitamento e o descarte correto dos resíduos”, encerra.