Coaes ensina a fazer compostagem

1 de março de 2019 - 15:49

Quando o assunto é lixo, nunca deve existir o “rebolar no lixo”. Um bom exemplo é a compostagem, uma maneira sustentável de minimizar os impactos ambientais do consumo diário, reduzindo o volume de resíduos úmidos, principalmente, destinado aos aterros. Na tarde desta quinta-feira (29/2) a Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas) promoveu oficina de compostagem para os colaboradores da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

A atividade que aconteceu na sede da SEMA teve como objetivo capacitar os educadores ambientais da Coeas. “De forma que eles possam replicar a oficina durante a Semana da Festa Anual da Árvore”, explica o educador Sérgio Costa, da Coeas. A Festa da Árvore é promovida pelo Governo do Ceará, por meio da SEMA, acontece anualmente, na última semana do mês de março em todo o Estado. Também participou da oficina, Débora Freire, da Semace, que vai replicar a oficina naquele órgão, dentro das ações de sensibilização da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P).

A oficina foi sobre compostagem doméstica para pequenos espaços , apartamentos, casas. “Ideal para quem não tem quintal e quer produzir matéria orgânica para adubar hortas e plantinhas em vasos”, esclarece. Consiste no reaproveitamento de resíduos sólidos também, que são as caixas de margarina para acondicionar os compostos. No processo, denominado de vermocompostagem é utilizado húmus de minhocas e a partir daí surgem dois “excelentes” produtos naturais: o adubo e o fertilizante orgânico, biochorume. “É a imitação do ciclo natural da matéria orgânica da natureza”, encerra o educador ambiental.

Saiba mais

Na vermicompostagem ou minhocário, o processo de compostagem é realizado por micro-organismos presentes no solo e acelerado por minhocas, que trituram os resíduos facilitando o processo de produção de húmus.