Artur Bruno participa da V Reunião da Rede Geoparques da América Latina e Caribe, no Cariri
22 de fevereiro de 2019 - 16:17

O titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, participa da cerimônia de abertura do “I Curso Universidade de Verão da URCA sobre inovação, aproveitamento de recursos minerais da Chapada do Araripe, Geoparques, Desenvolvimento regional sustentável e Estilos de vida saudáveis; e V Reunião da Rede Geoparques da América Latina e Caribe (Brasil, México, Uruguai) – GEOLAC”. A solenidade está marcada para acontecer neste domingo (24/2), às 18h30, no Iu-Á Hotel, em Juazeiro do Norte.
De acordo com o secretário Bruno o evento é “muito importante”, vai congregar técnicos, especialistas, professores e cientistas de vários países do mundo, para discutir a importância de um Geopark. “Uma oportunidade para aprofundarmos conhecimentos em termos de arqueologia, em termos de história da humanidade. Portanto, eu e outros secretários, representando o Governo do Estado, estaremos valorizando o evento, extremamente importante para a ciência do Ceará e do mundo”, disse.
Para os organizadores, o encontro que acontece de 24 a 28 de fevereiro, vai “propiciar momentos importantes de formação para capacitar, promover boas práticas e trocar experiências entre Geoparque da América Latina e Geoparques Convidados da Europa”. Será ainda uma oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre o tema promover o Cariri cearense. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do Geopark Araripe www.geoparkararipe.org.br .
Saiba mais
Os Geoparques são designações da UNESCO para território com excepcional patrimônio geológico, cultural e social e desde 2015 compõe o Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO – IGGP. Além do reconhecimento internacional, os Geoparques da UNESCO se constituem em estratégia transdisciplinar de preservação do patrimônio em diversas perspectivas, com abordagem transdisciplinar de promoção do desenvolvimento territorial sustentável.