SEMA planta 367 mudas de araticum-do-brejo, no Parque do Cocó

30 de janeiro de 2019 - 15:37

O Parque Estadual do Cocó vai ficar ainda mais verde. A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da equipe gestora do Parque Estadual do Cocó, com apoio de colaboradores do Grupo C. Rolim Engenharia e sob a orientação técnica da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da SEMA, realizou nos dias 26 e 28 de dezembro, o plantio de 367 mudas de Araticum-do-Brejo (Annona glabra L.). “O local escolhido para receber as mudas foi o interior da trilha ecológica do Cocó”, disse Lucas Silva, técnico da Célula de Políticas de Fauna e Flora Cepoff/Cobio.

Segundo Lucas, “além do plantio de mudas em um espaçamento de 3mx2m, foram realizados o coroamento, tutoramento e irrigação das mudas, bem como roçagem e capinação de espécies exóticas invasoras”. O objetivo do plantio é dar continuidade às atividades de reflorestamento, no âmbito do Projeto de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Cocó, conforme a cooperação técnica celebrada entre a SEMA e o Grupo C. Rolim.

“A ação também ocorre com o intuito de ampliar a cobertura vegetal de espécies nativas na unidade de conservação (UC), em questão, bem como efetuar o controle da vegetação rasteira invasora incidente, por intermédio da remoção física desta e inibição de seu reestabelecimento, por intermédio do sombreamento proporcionado pelas espécies plantadas”, explica o técnico. O reflorestamento visa repovoar áreas que passaram por processo de supressão de vegetação. Reflorestar garante a preservação de lençóis freáticos, do solo, da qualidade do ar, além de diversos outros benefícios, como os serviços ambientais.

Saiba mais

– Annona glabra: conhecida pelos nomes de araticum ou araticum-do-brejo, é uma árvore não- pioneira nativa das restingas brasileira. Originada em grande área desde a América Central ao Brasil, adapta-se bem em áreas encharcadas, nos trópicos ou subtrópicos.

– Tutoramento: consiste na condução das mudas. Coloca-se pequeno poste de madeira, que servirá para conduzir o caule da planta verticalmente, evitando a ação danosa dos ventos na instalação da muda.

– Serviços ambientais: trata-se dos benefícios que as pessoas obtêm da natureza direta ou indiretamente, através dos ecossistemas, a fim de sustentar a vida no planeta.

– Coroamento: constitui-se na prática de eliminação das plantas infestantes da zona de maior concentração de raízes da muda.