Sala Verde vinculada a SEMA é destaque

22 de janeiro de 2019 - 11:14

A Sala Verde da Estação Ecológica do Pecém é destaque em publicação do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O espaço que consiste, principalmente, na disponibilização e democratização da informação ambiental, vem realizando uma série de ações socioambientais com impacto positivo no município do Pecém, onde está localizada a Sala Verde que é vinculada à Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio do atuante trabalho de educação ambiental realizado pela Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas)

“As ações incluem palestras educativas, realização de oficinas, trilhas ecológicas guiadas, exposição do banco de sementes, exibição de filmes e documentários do Projeto Sala Verde, vivências ambientais e participação em eventos, campanhas educativas dentre outros.”, explica Ulisses Rolim, coordenador da Coeas. As atividades desenvolvidas acontecem às terças-feiras em diferentes horários: 08h às 12h e13h às 17h, e é voltado para visitantes, comunidades, associações, escolas, universidades e sociedade civil.

Sala Verde

O Projeto Sala Verde, coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente – DEA/MMA (www.mma.gov.br/educacao-ambiental/educomunicacao/salas-verdes), “consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais centros de informação e formação ambiental”. De acordo com o MMA, toda Sala Verde busca colaborar também, “para a construção de um espaço, que além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental”. O espaço definido é sempre vinculado a uma instituição pública ou privada que poderá dedicar-se aos projetos, ações e programas educacionais voltados à questão ambiental.

Segundo Rolim, no caso da SEMA que é um órgão público, o espaço e as ações “funcionam através do esforço conjunto da equipe da Sala Verde,que conta sete colaboradores, dentre eles, o coordenador da sala e técnico da Coeas, Milton A. de Oliveira, e o articulador de unidades de conservação (UC), Leonardo A. Borralho, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da SEMA. A citada Sala Verde está instalada na sede da UC denominada Estação Ecológica do Pecém e que tem como gestora, a técnica Aline Parente. Saiba mais em https://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/educomunicacao/salas-verdes e https://www.facebook.com/groups/352655891875643/