Técnicos integrantes do Grupo de Trabalho Multiparticipativo visitam Bacia do Pacoti

3 de dezembro de 2018 - 08:53

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) promoveu visita técnica em áreas da Bacia Hidrográfica do Rio Pacoti, contempladas com ações do Projeto de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental do Estado do Ceará. O objetivo foi a integração das instituições que compõem o Grupo de Trabalho Multiparticipativo para elaboração do citado projeto. Participaram do evento ocorrido no último dia 23 de novembro, membros titulares e suplentes do referido grupo.

De acordo com Flávia Vasconcelos, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da SEMA, “ao todo foram reflorestados 25 hectares de área de preservação permanente de contribuintes do rio Pacoti, bem como a revitalização do viveiro de mudas nativas da APA da Serra de Baturité e a construção da Unidade de Produção de Mudas Auroras, em parceria com a UNILAB, no Campus das Auroras, em Redenção-CE”.

O principal objetivo do Grupo de Trabalho Multiparticipativo é avaliar, elaborar e implementar o Projeto de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental do Estado do Ceará, cabendo a este, a implantação de medidas necessárias para a manutenção, preservação, conservação e recuperação da flora no Estado do Ceará.

Participantes

As seguintes instituições integram o grupo: SEMA; Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH); Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace); Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme); Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA); Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace).

Saiba mais

O Projeto de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental está inserido no Programa Ceará Mais Verde e contém ações estratégicas para a redução do desmatamento, e abrange áreas no entorno de nascentes e matas ciliares.