SEMA investe na capacitação de seus educadores ambientais

3 de dezembro de 2018 - 16:45

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), investe na capacitação de sua equipe de educadores. Começou na manhã de hoje (3), no Parque Estadual do Cocó, o curso “Educação Ambiental sob os Princípios Biocêntricos”, forma de pensamento que inspirado no fato de todo o Universo estar organizado em função da vida. O treinamento segue até o próximo dia 7, sexta-feira.

O secretário Artur Bruno deu as boas vindas aos educadores da SEMA. Ele destacou a importância da capacitação ir além da formação tradicional dos educadores. “Devemos ter o entendimento de que educação é muito mais do que conhecimento, preparação intelectual ou tecnológica. Afeta outras dimensões de necessidades do ser humano e deve ser comprometida com a sustentabilidade. É um novo paradigma ”, disse.

Segundo Ulisses Rolim, coordenador da Coeas, a proposta é fortalecer os vínculos entre os participantes; desenvolver senso de cooperação entre os participantes; estimular a percepção do grupo enquanto unidade de cooperação; perceber a multiplicidade de estar e viver um conflito por meio dos jogos; desenvolver habilidades cooperativas a partir do sentimento de coletividade; compreender o jogo como elemento indispensável na vivência de cooperação e transformação da ordem das coisas.

“A proposta é trabalhar uma Educação Ambiental através da Educação Biocêntrica como uma mudança de atitude que tem como fundamento a transdisciplinaridade que promove uma percepção sistêmica da vida, a compreensão da unidade que permeia toda diversidade, orientando uma prática afetiva e comprometida com a sustentabilidade planetária”. O Princípio Biocêntrico foi desenvolvido pelo cientista chileno Rolando Toro Araneda.