SEMA entrega medalha Joaquim Feitosa ao presidente da FAEC

17 de maio de 2018 - 14:42

A Secretaria o Meio Ambiente (SEMA) realizou na tarde desta quinta-feira (03), a sessão solene para entrega da medalha Ambientalista Joaquim Feitosa ao presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Flávio Saboya. A Faec é a instituição agraciada com o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa 2018, pela grande contribuição à Caatinga por meio do Projeto Biomas.

Na abertura da solenidade, o secretário Artur Bruno destacou a escolha da Faec por parte de todos os integrantes do Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga (CRBC). “Não por acaso a indicação foi aceita por unanimidade pelo Comitê. Não poderia ser diferente pela excelência do trabalho de pesquisa e de plantio de árvores nativas desenvolvido pela Faec em parceria com a Embrapa e que muito contribui para o desenvolvimento sustentável da Caatinga”, disse. A instituição foi indicada pela doutora Nájila Rejanne Alencar Julião Cabral e aprovada por unanimidade pelos demais membros do CRBC. Junto com a medalha,  Saboya recebeu uma peça em bronze, confeccionada pela arquiteta da SEMA, Juarinda Barreira.

O presidente da Faec fez questão de destacar que “a Federação da Agricultura trabalha com ação constante e direcionada a um objetivo”. E em todas elas, a questão da conservação ambiental é contemplada. “Temos um programa de proteção as nascentes do Ceará, através do qual atuamos em mais de 100 nascentes, mas reconheço que a nossa grande contribuição à Caatinga é por meio do Projeto Biomas”.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa foi instituído pelo CRBC, por meio do Decreto n° 27.781, de 26 de abril de 2005. O objetivo é homenagear uma pessoa física ou uma pessoa jurídica que atua na preservação e conservação da Caatinga e que no desempenho de suas ações tenha contribuído de forma relevante para o desenvolvimento sustentável do bioma, sendo alternadamente uma pessoa física e no seguinte, uma instituição.

Galeria de fotos