“Nunca se trouxe tantos turistas ao Ceará, como agora”, disse Artur Bruno, na reunião do Fórum de Turismo
17 de maio de 2018 - 15:20
Durante reunião do Fórum de Turismo do Ceará (Fortur-CE), o titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) explicou também a competência dos órgãos ambientais no Estado; a SEMA é responsável pelas políticas públicas para o meio ambiente
O titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, participou da reunião do Fórum de Turismo do Ceará (Fortur-CE), Segundo o secretário “Meio Ambiente tem tudo a ver com Turismo e Turismo é uma prioridade para o nosso governo”. O Fórum, instância de governança do turismo regional, reuniu-se na tarde do último dia 14, no auditório do Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Estado.
De acordo com Bruno, “o governador Camilo Santana tem repetido diversas vezes, a importância estratégica do Turismo para o Estado do Ceará”, disse o titular, destacando o “grande trabalho” que o secretário Arialdo Pinho está fazendo na pasta de Turismo. “Nunca se trouxe tantos turistas ao Ceará como agora. Nós últimos 3 anos, ele tem divulgado o nosso Estado pelo mundo inteiro e isso está tendo reflexos muito positivos.”
O secretário também explicou a competência dos 3 órgãos ambientais “que temos” no Ceará esclarecendo, inicialmente, as 3 grandes funções da SEMA , secretaria “criada” pelo governador Camilo Santana. “Responsável pela gestão das unidades de conservação com eficácia, a SEMA também faz educação ambiental e é a responsável pelas políticas públicas para o meio ambiente, de uma maneira geral”, explica. “Normalmente as propostas de lei que chegam aqui na assembleia são articuladas por nós com a participação de outros órgãos”, ressalta.
Ele disse que a Semace tem outras 3 funções que é o licenciamento, a fiscalização e o monitoramento ambiental. “Nós nos completamos, a SEMA faz as políticas e a Semace é o órgão que executa e evidentemente está vinculada à SEMA, mas como é uma autarquia, portanto, é um órgão que tem autonomia e temos o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) que é o órgão normativo.” Os três juntos compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente.