Artur Bruno destaca a Gestão de Resíduos Sólidos no Ceará, durante seminário em Quixeré

17 de maio de 2018 - 15:12

O papel da empresa em reforçar o compromisso com a coleta seletiva e a educação ambiental juntos aos cidadãos foi destaque assim como a inclusão social dos catadores; agestão de resíduos sólidos de Crateús também foi destque

O titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno , participou do seminário “Gestão de Resíduos Sólidos: os desafios das cidades do Vale do Jaguaribe”. Na ocasião ele destacou publicação da Lei 12032, de 2016, que instituiu a Política Estadual de Resíduos Sólidos do Ceará. “Além de regulamentar a gestão regionalizada, reúne princípios e objetivos inovadores com metas a serem estabelecidas no Plano Estadual de Resíduos Sólidos para serem implementadas ao longo de 20 anos”, disse Bruno.

O evento aconteceu no último dia 10, no município de Quixeré e contou também com a participação do prefeito municipal, Francisco Bessa; do gerente de fábrica da Cimento Apodi, Fábio Martins, e do diretor industrial da Companhia, João Butkus. Estiveram presentes também o presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Francisco Magalhães, representantes da Associação dos Catadores de Quixeré, membros do Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe, estudantes e servidores públicos do município.

O seminário foi promovido pela empresa Cimento Apodi. A organização afirma que “busca impulsionar boas práticas na área social e ambiental”. Na abertura do evento, João Butkus falou sobre a importância de cada cidadão contribuir com a destinação correta dos resíduos sólidos, destacando o papel da empresa nesse processo, assim como a inclusão social dos catadores, que ele considera “emergencial”. Segundo Butkus, “a Apodi tem a característica de ser moderna, inovadora e cumprir a legislação ambiental. Quer também, contribuir com o município de Quixeré, onde está instalada, ao reforçar o compromisso com a coleta seletiva e a educação ambiental”.

Case Crateús

Na ocasião, foi apresentado o caso de sucesso de Crateús na gestão de resíduos sólidos. O mentor do programa de Coleta Seletiva no município, Wanderley Marques, fez a apresentação e destacou o passo-a-passo para implantação do projeto. A sensibilização porta a porta como parte do processo de educação ambiental, a distribuição de informativos e o monitoramento dos ecopontos foram alguns dos destaques. “O diálogo é um dos pontos chaves, é a oportunidade de explicar as vantagens da coleta e como fazer. É por meio do diálogo que as pessoas precisam ser convencidas”, enfatizou Wanderley.

O encerramento se deu com o debate e levantamento de quais passos devem ser dados para implantação do programa de gestão de resíduos em Quixeré. Um deles, a criação do projeto que contemple as diversas ações do programa de gestão de resíduos sólidos na cidade, que ficará a cargo do grupo de trabalho formado por representantes das áreas de Meio Ambiente e Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal, Associação de Catadores, Cáritas Diocesano, FUNCEPE e apoio técnico de consultores da Cimento Apodi, todos com foco na responsabilidade social e desempenho ambiental.